Carta pru Tonho di Rosa (IV)

Cumu vai cumpanheiru Tonho di Dona Rosinha, que Deus a tenha!

Num é qui falemo docê onte di tardinha?

Crô contô qui foi na pregação du vigário Jacinto, ele falô tão bunitu qui ela sonhô cuncê. Ela teve um sonhu bem comprometedor. Diz ela qui tava toda di brancu, cumas rosa na mão. Ia pru artar mais ocê. Xiii se ela suber du qui ocê tá apruntando pelas banda de belzonti, capaz di vortá até di apé pra essa cidade grandi.

Sei não, Tonho, cê recrama mas deve está muntado na grana... Cê falô de umas pedra priciosa, lembrei do Tunico Garimpeiro, ome. O cabra arrumô umas increnca com o Zé da Gamela, qui só com três cachaça i uma pru santo, pra ti contá da istória.

A coisa toda si deu quando o Tunico passô umas pedra pru Zé vendê. Inté hoji ele não viu a cor du dinheru e nem as pedra di vorta. Já viu u tamanho da increnca? Já deu até tiru di cartucheira na casa du Gamela. Pôs o ômi pra corrê!

Mas vê si vem visitá a gente, cumê as broa de míio di Vó Ninha. Ah, ela inté deixou uma lembrança da quermesse aqui in casa procê. Presentiou toda genti com um terço i uma reza bunita, pra mode a gente si benzê. Tive qui pidi a neta de Dona Sivirina pra lê pra mim, porquê aquelas letra miudinha, sei lê não. Mal sei u meu nome iscrevê!

Mas conta mais dessa moça de cambito lisinho... Deve ser uma belezura mesmo, procê isquecê a ingrata da Créo, né? Já vi qui ocê vorta casadu.

Oh, é assim, ó! Si ocê pricisá, podi contar com a genti daqui da roça. Nóis fais a festa du casório, com muita fartura. Istóru inté pipoca!

I oceis pode morar na chácara du Sô Ventura. Ele tá prucuranu um novo feitor. Ceis ia ver da janela du cuartu, a maraviía do Monte Orora.

Faz assim intão, cuida dus denti mesmo, pra ficar bem bunitu, casa cum essa moça qui fala uns trem isquisitu i vem morá mais ela aqui na sua terrinha!

Cremirda manda lembranças!

Fica cum Deus cumpanheiru. Inté breve!

Du seu sempre amigo dus peitu,

Zé da Ingazeira

Mais uma cartinha entregue.

Conheça as outras cartas do Tonho de Rosa e Zé da Ingazeira aqui e na página de Germano Ribeiro.

Cláudia Machado
Enviado por Cláudia Machado em 03/05/2018
Reeditado em 03/05/2018
Código do texto: T6326110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.