O VALENTÃO E O FANTASMA DOS DEZ OLHOS
- Fantasmas ?... ...ah, ah, ah...
Isso é coisa para trouxas!
(EXCLAMOU O HOMEM, QUANDO O DESAFIARAM A PASSAR A NOITE INTEIRA NA CASA MAL-ASSOMBRADA.)
Na noite marcada, o valentão encaminhou-se para lá. Entrou e pôs-se a examinar a casa com muito cuidado.
Todos os cantos foram vasculhados por ele.
Como tudo parecia em ordem, o valentão foi dormir.
Cobriu-se com um lençol e abriu bem as orelhas para ver se ouvia alguma coisa. Como nada escutasse, foi, aos poucos, adormecendo até que caiu no sono profundo.
O luar entrava pela janela, projetando-se bem em cima da cama.
Era uma noite quente e bonita...
Súbito, o valentão acordou.
Por via das dúvidas, ficou em total silêncio para ver se ouvia alguma coisa.
Nada...
A casa continuava quieta. Começou, então, a olhar em todas as direções.
Havia algo nos pés da cama. Dez pequenos olhos o fixavam...
O valentão tomou um bruto susto. Seus dentes se puseram a chocalhar, uns contra os outros.
Olhou, durante algum tempo, aqueles olhos esquisitos, e de cabeça achatada, para decobrir sus intenções.
Como via que não se mexiam, enfiou a mão sob o travesseiro e pegou no revólver que havia trazido consigo.
Apontou para a coisa com cuidado, puxando o gatilho...
O berro dado por aquele homem sacudiu a casa inteira...
O valentão havia atirado no próprio dedão do pé, iluminado pelo luar, pensando que era um fantasma...