E AGORA... ”JOÃO”?

“Conto verídico, nomes fictícios”

Faz mais ou menos quinze anos que nos vimos -e eu juro!- foi pela primeira vez, numa relação profissional.

Sua expressão foi de imensa alegria! Assim que se aproximou de mim, deu-me um forte abraço, que me deixou atônita:

- Nossa, quanto tempo, não é mesmo?! Fiquei sabendo que trabalhava aqui e resolvi lhe procurar. Mas, “a senhora” não mudou nada, como pode? Como vai a sua mãe? Que tempos bons aqueles em que eram crianças! Lembro-me que brincava com minhas filhas na calçada.Fecho os olhos e vejo todos vocês nas missas aos domingos! Lembra do Manuel da padaria da esquina? Morreu na semana passada...

-Desculpe, mas eu não... O quê? O seu Manuel morreu?

Sequer tive tempo de explicar.Não não, com toda certeza não era eu.E isso eu garanto! Jamais a tinha visto na minha vida, uma italiana do Bixiga...nem a ela, nem aos seus filhos, e muito menos ao senhor Manuel...

Mas achei mais fácil assentir, ao menos mais educado,afinal, senti que seria uma decepção se ela descobrisse que eu ...não era eu!

- Mas o que aconteceu com o seu Manuel?- Ai, devia ter ficado quieta -pensei!

-Mas a senhora não se lembra? Tinha asma e diabetes.Dia desses não agüentou a poluição, teve uma crise e morreu sem ar...

-Mesmo? Lembro sim, claro, coitado do seu Manoel! É...fumava, nunca fez dieta...e essas doenças são perigosas mesmo...

-Mas me conta: A ‘senhora” se casou com aquele namorado, o João? Nossa, gostava tanto daquele menino, tão educado...namorou muitos anos, não foi?

-Dez anos, respondi instintivamente! Achei que dez era um número bom para quem namora tanto tempo.

-Tudo isso mesmo? AH, MAS VALEU A PENA!Lembro-me do seu casamento...tão lindo! Sua sogra chorou tanto...

Meu Deus! Se ela resolvesse se aprofundar nos detalhes, eu estaria perdida, e o tiro sairia pela culatra.

Seria eu a pessoa mais mal educada do mundo!

Lembrei-me da minha mãe, que sempre me diz que a minha mania de educação me coloca em grandes encrencas...

E não é que é verdade? Nunca reverti a tal situação!Todas as vezes que volta, não se esquece de recomendar:

-Lembranças à mamãe e ao João! E às crianças também!Qualquer dia desses marcaremos um jantar! Teremos o maior prazer em recebê-los! Ainda estamos lá... no mesmo endereço...ao lado da pizzaria do Zé.

O que eu faço agora?Só me resta torcer para que esse dia não chegue nunca...

Alguém teria alguma sugestão se, por acaso, o tal dia chegar?

Estou em dúvida...levo ou não levo o “João”?