CAUSOS DO QUINZINHO DO GAMELÃO: COMO A BEBIDA MODIFICA AS PESSOAS.

Quinzinho do Gamelão contando mais um de seus causos em seu programa radiofônico “Quinzinho Show”:

Gente a tal cachaça modifica dimais as pessoa: Tem neguinho que bebe e fica valente, oto fica rico, cumeça a contá vantage, oto fica emortivo, pur quarqué tutaméia cumeça a chorá...

Num sábado de tarde, eu tava andano pela cidade e topei cum o João Caburé, um cumpanhero de iscola, ele me parô e priguntô:

-Quinzinho ocê num tem uns purquinho gordo pra me vendê?

-Porco gordo tenho não...Mais tenho uns quatro porco meia ceva e uma perrada de leitão!

-Leitão? Quantos?

-Ah, uns vinte...Leitão sadio, cum “caxa” pra oito arroba ou mais...

-Eu interesso, se nois cumbiná no preço eu te compro...

-Se ocê me arrematá a traia toda, porco e leitão, faço um pricinho bão, dou um prazinho se pricisá...Disacorçuei de ingordá porco, o trato ta caro, muito trabaio e poco lucro...

-Intão, segunda-feira vou lá na sua roça e já levo o caminhão, se dê negoço já vorto cum a “porcaria” toda.

-Eu quero vendê, ocê qué comprá...Nois niguceia fácil, fácil...

Nois tava prusiano im frente dum bar e ele falô:

-Vamo tomá uma cerveja, tem muito tempo que nois num bebe junto...

-Ah, não João...Vô bebê cocê não...Cê bebe dimais, num dô conta de te acumpanhá no copo não...

-Não, sô, é só umas duas cerveja, e é eu que vô pagá...

-Falô em pagá, já miorô a cunversa né? Eh, eh, eh...

-Entremo no bar e sentemo e logo veio uma cerveja “peidano” de gelada...

-Ele encheu meu copo e o dele. Eu fiquei “bicano” a cerveja, sintino o gosto dela...Mais o iscumungado bebe cerveja igual bebe água, virano e virano os copo...

-Despois de umas treis cerveja ele pidiu ao dono do bar:

-Trais duas pinga pra nois!

-Epa! Num quero pinga não, não vô misturá pinga cum cerveja não...Falei pra ele.

-E ele cumeçô a intrimiá pinga cum cerveja. Eu pensei:

-Esse trem dá danado...

-Lá pelas tanta, ele oiô prum lado e falô:

-Quinzinho, nois dois é mais ou meno da mesma idade né?

-Deva sê, João, nois dois foi cumpanhero de iscola.

-Pois é Quinzinho, o tempo num perdoa...Tá veno aqueles dois veizinho sentado ali?

-Tô veno João...

-Fico pensano...Daqui uns deiz, quinze ano, nois dois vai ta acabadinho que nem aqueles dois véio...

Eu falei pra ele:

-Ocê já pode pará de bebê, João.

-Pur que que ocê tá falano isso, acha que eu tô bebo?

-Oia de novo, João, aquilo é um ispêio...Aqueles dois véio é nois...

***

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 14/08/2017
Código do texto: T6083118
Classificação de conteúdo: seguro