O FAMOSO "JEITINHO BRASILEIRO"

É público e notório que o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo...

Em minha cidade até o final dos anos 1970 havia uma movimentada zona boêmia: Bares, botecos, boates com música ao vivo, etc. Logo depois foi acabando e hoje é um bairro residencial, com igrejas evangélicas, lojas, sorveteria...

Por ordem do delegado de polícia os bares e boates eram fechados rigorosamente ás vinte três horas. Alguns comerciantes recalcitrantes eram multados, outros após cerrarem as portas continuavam a servir internamente os fregueses mais assíduos, chamados de “piolhos de zona”.

Em Viçosa, zona da mata mineira, em virtude da onda de violência que grassa por todo país, os vereadores votaram e aprovaram á toque de caixa, uma lei determinando toque de recolher. Todos os bares, botecos, boates e similares são obrigados a fechar as porta as duas da manhã. A lei está sendo cumprida a risca, a multa por desobediência é alta.

Mas um comerciante dono de um dos bares descobriu um modo de burlar a lei. Após pegar uma cópia da lei municipal, lê-la, estudá-la teve uma idéia: Faltando cinco minutos para as duas da manhã, pediu aos fregueses para acertarem as contas e para que se retirassem. Cerrou, acobertado por testemunhas fidedignas as portas, exatamente ás duas da manhã. Em seguida ás duas horas e cinco minutos reabriu o bar e convidou a todos a entrarem novamente.

Continuou a servir os fregueses, quando chegou uma viatura da polícia. Um dos policiais já chegou esbravejando, mandando-o a fechar o estabelecimento. O proprietário calmamente mostrou a cópia da lei, leu-a em voz alta e disse ao policial:

-A lei estabelece que todo comércio de bebidas, deve fechar as duas da manhã, porém não fala a hora da abertura. É isso aí, meu comércio abre ás duas e cinco da manhã...

Os policiais não puderam fazer nada e retiraram-se contrariados.

Leis mal elaboradas, cheias de brechas, lacunas, resultam nisso

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 31/07/2017
Reeditado em 31/07/2017
Código do texto: T6069897
Classificação de conteúdo: seguro