AUTO AJUDA...OU MILAGRE?

Acabo de entrar numa livraria e veio-me uma necessidade de aqui expressar uma opinião.

Gosto de folhear livros, mas percebo que o que mais me chama a atenção antes de fazê-lo, é o título da obra.

Certa vez ouvi dizer que os títulos são metade do feito literário.

E é verdade.Há títulos que já falam pela obra, já nos dão a mensagem... e tantos outros as destroem antes mesmo da sua leitura ou da opinião da crítica.

Mas ultimamente percebo que o mercado de auto ajuda anda um tanto quanto apelativo.Quase mágico!

Os títulos realmente falam sozinhos, agora, se funciona mesmo tudo que está sugerido ali, ah, isso eu quero ver! Trata-se de outra estória!

Já perceberam como os títulos das auto ajuda expõem as pessoas que os procuram?

Percebi isto certa vez que, quando sentada numa piscina ,observei uma pessoa com um livrinho desses nas mãos, cujo título era “ Como conquistar sua sogra”.Nada demais, até louvável a proposta. Difícil, mas...justíssima!

Ocorre que, assim como eu, notei que tantas outras pessoas atentavam para o título e principalmente para a solução.

E as imaginações fluíam...

Instintivamente pensei: Puxa, será que está precisando de ajuda mesmo, coitado? Que missão impossível a dele! Eu e a piscina toda do hotel pensamos o mesmo, duvidam?

Mas depois conclui: Há coisas que já se nasce sabendo, não adianta querer ensinar.Mas são justamente essas coisas que mais se tenta ensinar por aí!

E assim vai, fiquei imaginando o que atrairia um leitor desesperado por algo.

Se for mulher, não tenho mais dúvidas: temas antiqüíssimos do tipo “como agarrar um marido em segundos” ainda fazem o maior sucesso, acreditam?

Mesmo aquela mulher maravilhosa, independente, segura de si, arrebatadora das atenções e olhares, não se contém em abrir um livrinho com tal solução mágica, porque sempre é melhor prevenir...do que remediar.

Hoje, vi um desses que sugeria “Como fazer o teu chefe te amar’, acho que era isso.

Aí, já achei demais!Auto ajuda ou milagre? Não sei, mas com certeza um risco de proposta enganosa, com certeza o livro é. Aviltante ao código do consumidor.Já viram isso alguma vez? Só quem nunca teve chefe acreditaria nisso! Que ingenuidade...E esse felizardo, nem de ajuda precisa!

Mas fico aqui pensando: Será que existe auto ajuda para políticos? Ou apenas para infelizes mortais como alguns desesperados eleitores?

Mas políticos não precisam disso, pois operam os mais escabrosos milagres!

Em todo caso, quais títulos chamariam a atenção das “Nossas Excelências?

Sugiro alguns:

“Como se tornar excelência sem excelência alguma”, ou então...

“Como enganar a todos o tempo todo...sem nenhum esforço!” , ou ainda...

“Como saquear um país e ser premiado”

“Como continuar no bloco dos ‘daqui eu não saio”, mesmo que todos queiram a sua saída”.

A idéia está lançada, querem tentar? Vai vender como água!- embora alguns desses milagres já existam por aí , e nós brasileiros, sabemos muito bem disso!

Mas ultimamente, milagre mesmo, é "Como votar sem se arrepender..."