O drama dos carecas no inverno

Se esse frio já não está fácil pra vocês, que são normais, amigos, imaginem então pra quem é careca! Quem tem o conjunto de cabelo certinho na cabeça, sem vielas nem espaços ou crateras não sabe o drama que é se sentir pelado no frio do pescoço pra cima.

E eu pensando como resolver, quis comprar uma peruca. E já que eu iria comprar, sabe como é, pra compensar o dinheiro, ia investir numa de cabelo cujo comprimento protegesse e esquentasse também o pescoço. Talvez até um pedaço dos ombros. Tentei me imaginar de peruca e me invadiu na tela da mente uma indesejável imagem do Beiçola. Era de lei, então, mudar de estratégia.

E uma touca? Poxa... eu não gosto de touca... ia ficar parecendo o Picolino.

Ushanka! Uma ushanka! Aquele dos russos, manja? Esquenta até careca de foca na Antártida! Mas e se algum bêbado ou algum engraçadinho na rua me pedisse pra fazer a dancinha do cossaco? Eu ia repetir "cossaco", cruzar os braços dizendo "cossaco" e dar chutes pro ar indo em direção dele dançando e dizendo "cossaco" até acertar ele no... (?) joelho.

E calço as luvas e esfrego a careca. Esquenta um pouco, mas por pouco tempo. Ficar de luva esfregando assim pode me render uma investida de viatura da casa do Pinel.

Não tive pra onde fugir: recorri ao velho boné. Aos carecas que estão lendo, deixo então a dica: para evitar o frio e mal-entendidos, usem boné.