O CABRA QUE LEVOU UM MÓI DE CHIFRE E SE AMANCEBOU-SE COM UMA MALA VÉIA

Pois é, o Chiquim de Nóca, se casou-se com uma moça vistosa! Pense numa cabôca arrumada!

Ela era gostosa mermo? Ouvi dizer.

Vixe! Marminino! Era tão boazuda, a muleca, que num tinha uma roupa que fosse que coubesse nela! Ela só vestia roupinha curta, mostrando os balengotengo! Tudo à mostra! Os zôme virava as cabeça e quase torava o percoço pru mode olhar pra danada!

E o Chiquim de Nóca, comparecia no serviço direitim ou num dava no couro?

Aí eu já num sei! Mas ouvi dizer que lá pras bandas dos lados do Peixe Gordo, tinha um vaqueiro bem afeiçoado, todo reluzente, cheio do cobre, dentede ouro, todo vestido de gibão de couro de bode, que arrebatou o coração da muié do Chiquim de Nóca.

Vixe! Agora lascou! E o que aconteceu?

Pois é, a muié fugiu com o vaqueiro reluzente e deixou o Chiquim de Nóca chorando pelos cantos, chêi de chifre!

Êita! Foi mermo?

Pois foi! Entonce, o Chiquim de Nóca endoideceu. O pessoal diche que depois dele levar o mói de chifre, o hôme perdeu as estribeiras. O que num é pra menos!

Vixemaria! O que aconteceu?

Pois o hôme se apaixonou por uma mala véia que ele tinha em riba do guarda-roupa. Ficou se abufelando com a mala véia, como se fosse uma muié de verdade. Pois ele beijava a tal da mala até na boca! Já imaginasse?

Valha meu santontôin! Pense num mói de chifre inviezado!

Pois ele abaicava a mala véia com gosto de gás. Quando ele saía de casa, guardava a mala véia em cima da cama e ainda dava um beijim de despedida, como se fosse mermo uma muié.

Pois num é que um dia, a mãe dele, sabendo dessa arrumação, foi lá na casa dele quando ele não tava, pra acabar com aquela marmota e deu fim na mala véia! Eu soube depois que me disseram, que a mãe dele diche que a mala véia fedia mais do que as cuecas do cão dos infernos! A mãe dele tocou foi fogo na tranqueira!

Êita do estrupício medonho!

Bote estrupício nisso! Aí quando ele soube que a mãe dele tinha dado fim na mala véia, que ele dizia que era a mulher da vida dele, perdeu o resto do juízo e saiu correndo nu no mêi dos matos e os cachorros correndo atrás!

Viuxe! Tem hôme que num aguenta levar chifre que perde a rabiola!

Eche negóço de chifre num existe não. É coisa que botam na nossa cabeça!

Aí dento! Chifre é igual a consórcio, quando mesmo se espera a gente é contemplado!

Pois falando em chifre, eu vô pra casa que é pru mode eu vê a muié. Sabe lá se num aparece um vaqueiro reluzente deche que abaicou a muié do Chiquim de Nóca?

Valha mindeuso! Ramo simbóra!