Banzo
Banzo. sm. Apatia, melancolia, saudades. Palavra usada para designar um estado depressivo, causado pela ausência de laços familiares, do afastamento da terra a que pertence, ou até mesmo pelo afastamento de pessoas a quem se perdeu. Palavra usada para designar um estado doentio que podia levar à inanição e à morte. Usada preferencialmente para esclarecer a morte de escravos durante a travessia e/ou cativeiro em terras estranhas. Origem em língua africana.
Pois bem. às vezes tenho esse sentimento em relação a algumas pessoas que foram de alguma forma importantes na minha formação.
Para citar apenas uns poucos, como Vicente Mateus, Cantinflas, Arrelia, Torresmo, Stanislaw Ponte Preta, A Velha Surda, gostaria de reproduzir uma piada, magistralmente contada pelo ícone Ary Toledo que lembra Ibrahim Sued.
Diz-se que Ibrahim morreu e foi ao céu. Lá chegando exigiu ser colocado na ala dos intelectuais e filósofos como ele se classificava. Pedido feito, e aceito por São Pedro.
"Algum tempo depois, ouviu-se um berro, e São Pedro, assustado (um berro no Céu!!), foi ver o que era: e, na Ala dos Filósofos e Intelectuais, um dos Filósofos, impaciente com Ibrahim Sued e com o dedo apontado para ele:
- Não adianta, seu Ibrahim! Eu desisto! Pela última vez que eu vou lhe repetir que:
Epístola não é mulher de Apóstolo;
Encíclica não é bicicleta de uma roda só;
Eucaristia não é o aumento de custo de vida;
Quem trabalha na Nasa não é Nazista;
Quem tem pacto com o diabo não é diabético;
Cristão não é um Cristo Grande;
Superstição não é um tição deste tamanho;
Jesus Cristo viveu na Galiléia, mas não morreu de gonorréia.
O Papa Paulo não viu coisa nenhuma! Não é Paulo vi; é Paulo Sexto!
Ah, e tem mais uma coisa: o meu nome é Confucio! Pafúncio é a Puta que Pariu!!!
Piadas: http://www.piadas.com.br/
Neanderthal, domínio público e uma homenagem a Ary.