Cortesia em 5 minutos

Bastam 5 minutos de cortesia.

Com um pouco de sorte para encontrar o ambiente favorável e grande foco no objetivo para não se distrair com as “promoções paraguaias”, foi-me possível realizar uma proeza que dificilmente conseguirei superar nos próximos 20 anos. Até porque se ainda estiver vivo, minha velocidade de locomoção deverá estar reduzida pelo menos 50%.

Num dia calmo da 2ª semana de outubro, resolvi cronometrar uma perigosa aventura nos labirintos de um shopping onde trafego regularmente acompanhado da esposa. Registrei as estafantes etapas do trajeto conforme segue, a partir do momento que peguei o tíquete de estacionamento no subsolo, já de caneta em punho.

16 segs – até colocar o carro numa vaga (já de frente para outra alameda) a 4 metros do elevador.

10 segs – desligar o carro, sair do veículo e acionar o alarme.

08 segs – caminhar 4 metros, entrar no elevador (um cliente que iria ao 3º andar segurou a porta para me aguardar) e apertar o botão do 2º andar.

13 segs – saltar no andar escolhido e penetrar na papelaria a 12 metros de distância.

18 segs – localizar a prateleira e pegar a caixa de lápis coloridos (nem parei para ver o prazo de validade) e um pacote (100 folhas) de papel A4.

28 segs – chegar ao ponto de pagamento, aguardar a leitura dos códigos de barra (já separei as cédulas neste intervalo) e a emissão da nota de compra. Não perdi tempo em abrir saco plástico para embalar os produtos.

24 segs – sair da loja, entrar no elevador (estava abrindo a porta para descer e saltou um passante avulso) e chegar ao subsolo.

23 segs – abrir porta do carro, sentar, acionar ignição, colocar cinto, engrenar a 1ª marcha e aguardar passagem de idoso com bengala (5 segundos preciosos).

18 segs – até ultrapassar triunfalmente a cancela de saída do conglomerado.

15 segundos gastos para olhar o cronômetro e anotar cada tempo no dorso da mão esquerda.

Cheguei à invejável marca de 2 min + 53 segs (bengala nojenta!) dentro de um shopping.

Aguardo Bolt na São Silvestre de 2016.

Creio que não entrarei para o Guiness Book porque não solicitei o vídeo à gerência do estabelecimento.

Além do mais, eles não querem esta propaganda “negativa” que não arrecadou nem no estacionamento (são 10 minutos de cortesia).

Haroldo – RJ - out/2016