DIAGNÓSTICOS PRECISOS

DIAGNÓSTICOS PRECISOS

Um médico recém-formado foi para o interior substituir o médico antigo. Juntos foram passar alguns casos de pacientes já conhecidos e ver como o pessoal estava acostumado a ser atendido na cidade. A primeira consulta domiciliar foi na casa de uma mulher que dizia que seu estômago doía muito.

O velho doutor prescreve:

- Sabe, a causa provável é que você abusou de frutas frescas... Por que não reduz a quantidade de frutas na dieta?

Quando saíram o jovem interroga o velho médico:

- O senhor nem sequer examinou aquela mulher, como conseguiu chegar ao diagnóstico tão rápido?

- Oh, nem valia a pena examiná-la. Você notou que deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me abaixei para apanhá-lo notei que havia um montão de casca de manga, um pouco verde no balde de lixo. É bem provável que isso lhe tenha causado as dores...

O novato o olhou com surpresa.

- Meu rapaz, na próxima visita você se encarrega do exame.

Na casa seguinte, eles passam vários minutos conversando com uma mulher ainda jovem que se queixava de grande cansaço.

- Eu me sinto completamente sem forças.

O jovem doutor prescreveu:

- Você deu provavelmente muito de si para a igreja... Se reduzir essa atividade, talvez recupere um pouco de sua energia.

Assim que deixaram a casa, o velho doutor comentou:

- Seu diagnóstico me surpreendeu. Como é que chegou à conclusão que aquela mulher era tão religiosa sendo que o senhor ainda não a conhece como eu?

- Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me mostrou. Deixei cair o estetoscópio no chão e quando abaixei para apanhá-lo vi o padre debaixo da cama!