Torcida de Xadrez
Nesses tempos olímpicos, temos contato com modalidades que, mesmo que conhecidas, não são daquelas que proporcionam, teoricamente, muita emoção ao torcedor; prezo muito o tênis e, sua modalidade de mesa, conhecida como pingue-pongue, porém, imaginar que vá um dia assistir a uma apresentação de “plac,plac” e, ai do pescoço, pra lá e pra cá. Tem torcedor pra tudo; imagino os aficionados que devem ficar com um binóculo para enxergar a mesinha no meio do estádio; vi que havia torcida para esse esporte tão caro aos de ascendência oriental e que desenvolve habilidades e músculos.
Imagino então uma torcida improvável; não, não é ade campeonato de peteca; deve até haver ,porém falo de algo mais radical, sim, torcedor de campeonato de xadrez! Imagino a torcida lotando o estádio, aquela emoção; tem até torcida organizada : a TUX- torcida organizada de xadrez, com direito a camisa e tudo; os dois times entram em campo, só que sorteiam quem vai defender as brancas ou as pretas; os times se posicionam em “campo”. Imagine a tv transmitindo ao vivo, mostrando os melhores lances e o replay. Tem até locutor de rádio irradiando o jogo ao vivo para todo o país:
“Torcida brasileira, direto do Xadrezão, as bandeiras estão tremulando, tremulando; apita o juiz ; zeram os cronômetros; a saída é com o time das brancas; peão avança, mas é marcado pelo bispo; cavalo salta rainha, a centro-avante do time das pretas, dribla o bispo; a torre se defende; bispo branco e peão atacam pela esquerda o rei, que está no gol, e... é xeque!”
-EEEEEEEHHHHHHHHHHHHHHHHH!
Tem até o comentarista esportivo:
“Meus amigos, esse time das brancas não está com nada; onde já se viu dar um cheque sem fundos desses; nos tempos do xadrez arte, a rainha teria driblado toda a defesa adversária e marcado esse xeque mate; são esses salários milionários; esses jogadores querem é ir jogar nos tabuleiros da Europa.”
“Contra-ataque das pedras pretas; bispo para peão, peão para cavalo, que faz sua jogada em L característica; as brancas se defendem; rei e torre fazem “Roque”. A torcida apupa:
-Xadreeezzz, ehôôôhhh! Aqui tem um bando de loucos, não para,não para , não para!
O comentarista se exalta:
“ O técnico das brancas, sempre com essas jogadinhas ensaiadas e fora de moda ; esse roque que ele deu nem é Rock ´n roll!”
“Novo ataque das pretas: peão toca para bispo; rainha avança pela direita, peão branco se defende; a rainha passa por um, passa por dois, dribla a defesa do rei, toca pro bispo, que devolve, chuta e éééééé XequeeeeeeeeeeeMattttttttteeeeeeeee!” Explode a torcida das pretas:
-Ehhhhhhhhhhhhhh!
Rainha abraça cavalo; bispo abraça peão; e que xecaaaaçooooooo! Invasão de campo: “É cam-pe-ão; é cam-pe-ão!”
E aquela emoção toda na partida de xadrez....