TROCA-TROCA

Nesta época de crise, têm-se encontrado soluções variadas para reforçar o orçamento familiar. E a mais comum de todas é vender alguma coisa. Mas existem aqueles que já trazem de berço a habilidade mercantil, e vivem “fazendo rolo” com o que lhes cai na frente.

Um dia encontraram-se dois desses mercadores e, de relance, cada qual sentiu que podia empurrar para o outro alguma mercadoria encalhada.

– Não estás precisando de um bom cordão de sapatos?

Bom negociante não perde chance de lucro e o outro inquiriu: ”Quanto queres?” “Três reais”.

– Está feito. Te pago com um canivete super-equipado e tu me voltas doze pilas.

– É novo? Então te dou um rádio-relógio e embolso trinta de volta.

– Concordo. Mas incluo no negócio um jogo de pneus radiais e me dás trezentos de troco.

O outro fez pausa, pensando: vai uma moto cinqüentinha e vem, quero ver...seiscentos reais.

– Tá bom. E coloco no rolo um fusca 69 joinha, a preço bom. Me voltas apenas mil e quinhentos.

– Por esses mil e quinhentos te cedo um jogo de cozinha completo, incluindo geladeira, fogão, microondas, etc. Por apenas mais três mil pacotes. E ainda te dou uma caixa de cerveja de brinde.

– Três mil? Deixa ver... Pago com um terreno no Costa e Silva, pronto pra construir e quero de volta dez mil reais, na camaradagem.

O negócio estava engrossando. O outro arremata: jóia, parceiro. Ficas com o meu quitinete na praia e me devolves quinze mil reais. Está barato, hein!

Como o outro não possuía mais nada para oferecer, ponderou: e de onde vou tirar esse dinheiro? Vamos só até o terreno.

– Também não tenho tutu. Vamos tirar isso fora. E o jogo de cozinha?

– Nada feito. Tô duro mesmo.

E foram desfazendo os negócios, até chegar novamente no cordão de sapatos.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 18/07/2007
Código do texto: T569764
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.