UMA CUECA GERA CONFLITO ENTRE CACARECO E JOJÔ

Cacareco e Jojô, um casal mais que unido. Nasceram um para o outro. Nasceram na mesma maternidade, pelo mesmo médico. Uma semana separa os dois na linha do tempo. Praticamente da mesma idade. Ambos levaram tapas na bunda quando nasceram. Era comum aquela época. Cacareco reclama que ele levou mais tapas na bunda que Jojô. Esse mundo é injusto, dizia ele. Mas será por esse o motivo dele não ter bunda? Ninguém sabe a resposta e nunca ninguém saberá.

Cacareco não dirigia. Jojô que guiava o velho Fusca quando tinham de sair. O Fusca estava sem o parachoque traseiro. Jojô certa vez calculara mal uma manobra e o para-choque acabou ficando enroscado na grade do jardim de um shopping. Quando têm que sair Cacareco abre o portão da garagem e se protege a uma certa distância. Jojô, então, com olhos atentos tira o carro da garagem. Cacareco monta no carro com muito cuidado. Agarra-se bem no “puta-que-o-pariu”, agarra-se bem na porta, depois porém de fixar-se bem no cinto de segurança. Tem sempre apertado na mão o São Judas Tadeu de porcelana que ganhou da mãe.

Aliás, falando em mãe, certa vez a mãe de Cacareco, dona Alfreda, flagrou Jojô depositando uma vassoura atrás da porta.

-Meu, filho. –disse Dona Alfreda, mais tarde, em cochicho para Cacareco, -Parece que a tua Jojoba não me quer aqui.

-Mamãe, não é Jojoba, é Jojô... Que é isso, mãe, a Jojô te adora. Quando a senhora vem aqui em casa, ela sempre prepara algo a mais.

-Sei não.

Sempre que Dona Alfreda visita o filho, espia atrás da porta.

Até que uma certa vez Cacareco chegou em casa e viu o que nunca imaginava ver. Seu mundo desmoronou. O que se chama de “perder o chão”. Ficou perplexo. Aturdido. O mundo girou ao seo redor. Cacareco, o filho mais querido de Dona Alfreda. O menino que não recusava papinha quando era criança. Gostava dos aviãozinho que a mãe fazia com a papinha até pousar na sua língua ávida por papinha de Aveia da Nestle. “Olha o aviãozinho, meu filho.” Naquele momento odiou papinha. Rosnou como um animal selvagem repugnando a papinha. A mamãe jogando talco Pom Pom no bumbumzinho de Cacareco. De que adiantou tudo aquilo?! De que?! O Elixir Paregórico? O xarope Ananás? Emplastro Sabiá, que mamãe colocava no esfolado de Cacareco quando ele se dava mal no futebol com os amiguinhos. O lombrigueiro Licor de Cacau Xavier? De que adiantou? O Charco-Caps para seu auto-controle de pum, porque certa época de sua vida, viveu uma fase onde não conseguia controlar seus pums. De que adiantou tudo isso, diante do que viu.

Uma cueca estranha dependurada no varal junto com as suas secando.

-Jojôoooooooooo!!!

-Que foi, meu calanguinho.

-Calanguinho o escambau. O que significa isso????

Uma cueca borrada ainda. Pendurada no varal. Jojô explicou quer era do seu pai. Mas Cacareco não queria ouvir mais nada.

Cacareco foi até o quarto abriu a porta do guarda-roupas, entrou. E ficou lá.

Leozão Maçaroca
Enviado por Leozão Maçaroca em 19/06/2016
Código do texto: T5671715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.