A Cegueira Didática

Diretores, Professores, Coordenadores, Secretários do Cedup, vedes as ruinas das vossas salas, vedes as aflições e misérias de vossos alunos, vedes as violências gramaticais, vedes as opressões de um diretor ditador, vedes os tributos cobrados pela coopertec, vedes as pobrezas no pagamento da formatura, vedes as fomes quando o lanche é bolacha com suco, vedes as guerras entre colegas, vedes as mortes das autoestimas, vedes os cativeiros de conhecimento, vedes a assolação de tudo? Ou vedes ou não vedes. Se o vedes como o não remediais? Estais cegos, Diretores, tiazinhas do café, do almoço, da limpeza, e vós, líder da sala, que estas em seu lugar, vedes as calamidades estudantis e particular da classe, vedes os destroços do teto, vedes o descaimento de lagartixas e insetos do telhado, vedes o desprezo pelo local de ensino, vedes o abuso de trabalhos de casa, vedes os pecados de provas, vedes os bafos miga, vedes a simonia de gabaritos, vedes os sacrilégios perante o recinto, vedes tanta falta de explicação na aula, vedes a condenação por notas ruins e engrandecimentos por notas favoráveis? Ou o vedes ou não o vedes. Se o vedes, como não remediais, e se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Tio da mecanografia, do almoxarifado, da biblioteca, do telefone, do portão, vedes as obrigações que se carrega sobre vossas consciências, vedes as desatenções do poder estudantil, vedes as injustiças nos pagamentos, vedes os roubos de canetas, vedes os descaminhos até o banheiro só para gazear aula, vedes os enredos por chegar atrasado, vedes a dilação do conteúdo, vedes os subornos com, coxinhas para fazer a tarefa de casa, vedes as potencias dos inteligentes e as vexações dos desprovidos de QI, dos que não entendem de maneira alguma, do sono dos que dormem na sala, os clamores e os gemidos de todos? Ou vedes ou não o vedes. Se o vedes, como não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos.