LABUTAS DESIGUAIS
 
Dois militantes de partidos políticos diferentes, participantes de manifestações de ruas de sua cidade, um deles a favor e o outro contra o processo de impeachment em tramitação no Senado Federal, cansados e famintos, resolveram comer um lanche num bar da periferia.

O que tinha dinheiro no bolso, estufou o peito e pediu em alto e bom som, uma coxinha e uma latinha de refrigerante. O outro, sem nenhuma grana no bolso, olhou para um lado e para o outro e sussurrou no ouvido do dono do bar:

– Quero um pão com mortadela e um copo de suco.

Após o imediato atendimento, o dono do bar, sem entender o comportamento estranho do seu cliente, se dirigiu até a mesa onde ele se encontrava sentado e perguntou em tom sussurrado:

– Por que você falou baixinho ao me fazer o seu pedido? Seu colega falou normalmente ao fazer o dele. Você está com medo de alguém ver que você está comendo pão com mortadela?

O cliente, novamente sussurrou no ouvido do dono do bar e disse:

– Não é nada disso, senhor. É que eu estou sem dinheiro. Pendura aí que depois eu voltarei para pagar. Entendeu? E continuou comendo sem nenhuma parcimônia.