COMO ACREDITAR NOS CONTOS DE FADAS?

Os contos de fadas em sua origem – a bem dizer, em sua fase oral – não eram muito aconselháveis para crianças. Eram narrativas populares ridicularizando a nobreza opressora. Um tipo de vingança no plano do imaginário. Quando Perrault – que era chegado à nobreza – recolheu e publicou essas narrativas, eliminou a parte das sacanagens e transformou-as em histórias voltadas ao público infantil.

Hoje, as crianças são um pouco diferentes daquela época e torna-se complicada a tentativa de narrar-lhes contos de fadas: era uma vez uma galinha (aí, tem de explicar que galinha é a mãe do frango, aquele negócio que dizem colocar nos croquetes e pastéis) que botava ovos de ouro. – E por que já não botava dólar? – pergunta o pequeno.

É mais fácil comentar que o dólar na época estava em baixa no mercado.

Dá de entender que Ali Babá foi um ladrão que se deu bem (isso é normal), mas como era o mocinho da história se não era do lado dos americanos? Bem, digamos que era um americano que fazia o papel de muçulmano.

E o patinho feio? Delimite o grau de feiúra – dirá o jovem. Mais feio do que o ET e Rodolfo juntos? Não, na realidade o patinho nem era feio. Ele assim se achava, de acordo com os parâmetros de seu meio. Questão de baixa auto-estima, entende? E ele não procurou um psicoterapeuta?

Difícil também é explicar por que a Bela Adormecida entrou em estado de coma por tanto tempo. Seria choque anafilático? Contaminação hospitalar? Ou overdose de cocaína? Caso de risinhos disfarçados da criança é contar que a Branca de Neve vivia inocentemente, numa boa, com sete velhinhos que nunca viam mulher. Seria falta de Viagra? Ou porque eles eram pobres; se tivessem uma BMW queria ver. E como explicar por que Chapeuzinho Vermelho não processava o lobo por assédio sexual? E será que o lobo tinha mesmo tudo grande? Vovozinha, pra que esta barraca tããão grande? É, amigos! É mais fácil ligar a TV e assistir ao Harry Potter.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 10/07/2007
Código do texto: T559891
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.