Em bom português (A rir com MAR)
MAR é recantista como nós, só que vê sempre o sol nascer mais cedo, de seu doce degredo: Portugal, sem arremedo. Dela é que me chega a anedota do portista que, no ensejo, suponho ser do Porto, e não do Alentejo:
Um "PORTISTA" entra num bar da rua 24 de Julho e pede uma cerveja e está por ali entretido a bebê-la. Entretanto cá fora, uns tipos que perceberam que ele não era da cidade decidem roubar-lhe a mota.
O " PORTISTA" sai à rua para se ir embora e dá pela falta da sua querida companheira. Entra de novo furioso no bar, saca de uma pistola que levava debaixo do blusão de , dá 2 tiros para o ar e grita:
- Roubaram a minha mota! Eu vou ficar aqui a beber mais uma cerveja, quando acabar vou sair e quero a minha mota lá outra vez senão faço o que fiz no outro dia em Cascais!
Gera-se grande burburinho, pessoas que saem a correr, outras que se escondem e o "PORTISTA" continua calmamente a beber a sua cerveja. Passados uns minutos, atira a garrafa para o chão, dirige-se para a porta, abre-a e vê a sua mota. Nesse momento toda a gente suspira de alívio e o barman arrisca:
- Já agora Sr., o que foi que fez em Cascais?
- Fui a pé para casa!...