Tolerância zero!!!!!

O ambiente estava insuportável!Roseane não sabia por quanto tempo mais aguentaria as manias e caprichos de Ari.

Ari,por sua vez, odiava o jeito esnobe,de "dondoca", e a maneira autoritária de falar de Roseane.Tudo bem que ele ,Ari,também não era "flor que se cheirasse",mas apesar de suas manias,ainda era o funcionário mais antigo daquela agência do correios,com quase trinta anos de serviços prestados.Ele merecia respeito!

Decidida a "aparar" todas as arestas que atrapalhavam a produtividade geral,a "loura de farmácia" marcou uma reunião para a sexta-feira,após o expediente.A gritaria foi geral;Ninguém queria saber de reunião ;muito menos na sexta-feira,o dia internacional do chopp com os amigos.Mas como chefe(a) é chefe(a),e não deve ser contrariado(a),no dia e hora marcados,um a um,todos começaram a apresentar-se :Maisa foi a primeira .A bela nissei vestia calça jeans, e camisa da cor negra com os dizeres:"Salvem a Amazônia".Maisa era ativista do green peace.O próximo a chegar foi Zandor.O rapaz de vinte e oito anos era a elegância em pessoa:Calça de veludo da aviator,camisa social da toulon,e sapato mr.cat.As gêmeas Lili e Suely entraram na sala dando gargalhadas.A "morenice brejeira" das duas,aliada ao doce frescôr das vinte e uma primaveras vividas,faziam da dupla um colírio para qualquer olhar masculino.Apenas Ari teimava em não aparecer .Por "pinimba",o mulato alto e magro resolveu que só entraria na sala de reuniões, após Roseane começar o seu "discurso".

Dito e feito;foi só a loura baixinha,gordinha e oxigenada colocar suas coisas na mesa,e esboçar um início de fala,para Ari entrar ruidosamente na sala,e demorar uns cinco minutos escolhendo onde sentar,embora só houvessem duas cadeiras vazias.Roseane contou mentalmente até dez,e conseguiu ignorar a "pirraça" daquele homem de quase sessenta e cinco anos.Finalmente ,retomou o "fio da meada";e disse:

__Convoquei esta reunião pois recebi,semana passada,uma advertência da coordenação geral.Eles disseram que a nossa agência está entre as mais lentas dos correios!Isto significa que,a qualquer momento, poderemos sofrer intervenção!!Em toda a minha vida profissional,sempre estive entre os primeiros,os mais rápidos e eficientes!!! É a primeira vez que isto acontece comigo!!!!

O silêncio foi geral.No fundo,todos sabiam a sua parcela de culpa naquela situação:Maisa passava mais tempo lendo revistas de ecologia do que atendendo ao público.Zandor,sempre que podia,dedicava-se à escrever contos policiais no seu caderno(ele era um escritor a antiga,não gostava de computador),deixando para depois sua função de organizar os malotes.As gêmeas eram responsáveis pela etiquetação,mas não largavam dos seus celulares,atendendo as ligações dos seus inúmenos fãs.Ari era uma espécie de "curinga";pelo menos deveria ser,pois já tinha trabalhado em praticamente todas as funções de uma agência de correios.O problema era que o quase aposentado já tinha ligado, a muito tempo,o "botãozinho do dane-se" que todo ser humano possui,e que utiliza quando enfrenta uma situação que ultrapassa a sua capacidade de adaptação.No caso de Ari,o seu calcanhar de aquiles era o temperamento neurótico,que fazia com que ele não ficasse em nenhuma agência por muito tempo.Sempre acontecia a mesma coisa:O início até que era animador,mas com o passar dos meses,o perfil obsessivo de sua personalidade,tornava imperativa sua realocação em outra agência.Agora,porém,como faltava muito pouco tempo para sua aposentadoria,Ari precisava permanecer ali,evitando assim problemas maiores,como ser posto em disponibilidade.Resumindo:Ari fingia que trabalhava,aumentando a morosidade do serviço.

Irritada com o silêncio,Roseane perguntou:

__Alguém quer dar alguma sugestão?

Não resistindo à tentação,Ari "jogou no ventilador":

__ Para começar,"seu" Zandor poderia escrever menos e trabalhar mais!!

Roseane não gostou daquela provocação.Sua idéia inicial era apenas propor mudanças na rotina do serviço,sem "dar nome aos bois".Como ela esperava,Zandor contra-atacou:

__ Bom,eu até posso escrever menos,se você prometer tomar seu remédio "pra" cabeça regularmente!!!!!!

O rapaz foi na "ferida" .Ari não gostava que insinuassem que ele era maluco,e arrependia-se amargamente do dia em que falou à Zandor,confiando na discrição do jovem, da sua necessidade de tomar diariamente,um remédio que,como direi, atenuava seus "arrobos temperamentais".Agora,como sempre acontecia,o imbecil "quase balzaquiano" usava a informação toda as vezes que queria tripudiar de Ari.Mas aquilo não ficaria assim."De chofre",o idoso respondeu :

__Pelo menos,o meu "problema' eu resolvo com um medicamento;já o seu......

Todos na sala "gelaram".Zandor era um homem educado,vestia-se bem,tinha cultura,mas nunca tinha sido visto com uma mulher.As pessoas não comentavam nada,até por que, ninguém tinha nada a ver com isso.O pior era que Zandor não era gay, apenas tinha um comportamento sistemático;de um jeito diferente do de Ari,que o impedia de manter uma relação estável por muito tempo com uma mulher.Zandor conseguia disfarçar esse aspecto da sua personalidade,talvez por sua boa cultura,coisa que Ari não tinha.Naquele momento,no entanto,o rapaz reagiu como um homem das cavernas,e "detonou":

__Não seja por isso!!!Eu posso resolver o seu problema agora mesmo,sem remédio!!!!!Te enchendo de porrada!!!!!!!!

Zandor levantou-se,chamando Ari para briga.Roseane e as gêmeas,assustadas,tentaram "colocar panos quentes",segurando o rapaz,dizendo pra ele acalmar-se,.....que não valia à pena partir para a ignorância!!!!!Ari também levantou-se,mas permaneceu de pé no mesmo lugar,torcendo por dentro,para o sucesso da tentativa das mulheres.Para sua sorte,Zandor odiava violência,e recobrou o equilíbrio em poucos minutos.Pediu ,entretanto,para sair da sala e ir embora,senão temia pela saúde física do colega sexagenário.Foi autorizado por Roseane;pegou suas coisas e partiu,sem olhar para Ari,que parecia uma estátua.As gêmeas,"esbaforidas" pela tentativa de acalmar Zandor,resolveram,ao mesmo tempo, questionar o neurótico:

__Pô Ari,..você não se emenda né?...qualquer dia desses vai apanhar feio de alguém!!!!!

A resposta veio "na lata":

__Pelo menos não fico "pegando macho" no depósito da correspondência,depois do expediente!!!!!!!!

Ari tinha um talento todo especial para insultar as pessoas.Ultrajadas,as gêmeas olharam para Roseane,suplicando a permissão para que fossem embora.Entendendo o lado das "meninas",a "chefa" autorizou a retirada. As duas,antes de saírem,resolveram dar uma espetadela no coroa ranzinza.Lili,a mais "saída" das duas,provocou:

__A gente,pelo menos,ainda pode fazer essas coisas.... você ,coitado...só mesmo à base de viagra ...Ah,nós esquecemos... não adianta;o senhor já toma o seu remedinho,...que é broxante!!!

As duas saíram rapidamenta da sala,não dando tempo à réplica do "iluminado".

Agora,só restavam na sala Ari e Roseane.A "falsa Loura" perguntou:

__Qual o prazer que você tem nisso tudo,"seu" Ari?

__Eu?... mas eu não fiz nada!!!!....Foram eles que começaram!!!!!!

Roseane sabia que não adiantava tentar dialogar com Ari.O homem era intratável.Infelizmente,tinha dirigido mais uma reunião inútil,como tinham sido todas as anteriores,desde que Ari chegara.Resolveu que,a partir de segunda-feira,o neurótico tornaria-se uma espécie de "café com leite",não sendo obrigado a fazer nada, nem a comparecer,se assim quisesse.Faltava pouco para sua aposentadoria,afinal.Sem mais delongas,dispensou o "colega",fechou a loja,que ficava dentro de um movimentado shopping,e foi para casa.

Ari estava "entalado" com os insultos que recebera.O "espírito-de- porco",no entanto,já tinha arquitetada sua vingança:Passaria o fim de semana inteiro passando trotes para o "boiola" do Zandor, para as "devassas" das gêmeas,e colocaria um anúncio no jornal,oferecendo emprego para servente-de-pedreiro,pagando salário bem acima do mercado,..........e colocaria o endereço de Roseane!!!

Ari era realmente um santo homem.