A PALAVRA É...

EXCELÊNCIA!

Minha gente, que é que é isso?

Estão sucatando até a língua portuguêsa! Nem isso sobrou!

Ultimamente tenho tido tanto mal estar ao ouvir o termo em epígrafe que resolvi consultar o Aurelião, para ver se há algo etmológico que desconheço, quanto à insistente cortesia que reina entre nossas"vossas excelências", LÁ NO PLANALTO(?)

O que seria excelência?

Substantivo?, adjetivo?, superlativo? vocativo?...ou "pejorativo"(?).

EXCELÊNCIA:Sf, Qualidade de excelente, primazia, tratamento das pessoas de alta hierarquia social, no grau mais alto, acima de tudo!

EXCELENTE:Que é muito bom , que excele!

EXCELER:estremar-se dos outros,ou entre outros, ou ACIMA DE OUTROS.Ser excelente, sublime , excelso, alto, elevado, admirável.

EXCELSO: ADMIRÁVEL, EXCELENTE, SUBLIME, SUPERIOR.

EXCELENTÍSSIMO:Superlativo do tudo que descrevi.

Confesso que depois da tal CPI DA EXCELÊNCIA fiquei mais confusa ainda!

Mas em tese confirmei: A teoria realmente na prática é outra.

E vos dirijo uma perguntinha: "Nossas Excelências"...são excelência no quê?

Haveria algum excelentíssimo entre as nossas "Vossas Excelências" congressistas, que seja excelente em algo sublime, para que excelamos, ou seja, para que nos tornemos excelsos em alguma coisa...por excelência?

Enquanto vossas excelências pensam, apenas peço para que as "nossas excelências" parem de usar as palavras em vão.

Que respeitem ao menos o belo da nossa língua!