SE DEUS QUISER E...

SE DEUS QUISER E ...

ZÉ PEDRO ERA RETIREIRO NUMA FAZENDA NO INTERIOR DE MINAS, PERTO DE UMA PEQUENA CIDADE, TINHA MULHER, A MARIQUINHA, CATÓLICA FERVOROSA ,MUITO DEVOTA E DOIS FILHOS PEQUENOS.

HOMEM SARADO E FORTE, MUITO DECIDIDO, ERA MUITO DIFÍCIL ENJEITAR UMA PARADA.

CERTO DIA, DEPOIS DE TIRAR O LEITE DO GADO, FALOU PARA MARIQUINHA,

- VOU NA CIDADE BUSCAR REMÉDIO PRO GADO, PEGUE DOIS PICUÁS*, E UMA MATULA*, VOU VOLTAR MEIO TARDE. DESPEDIU DE MARIQUINHA QUE DISSE,

- VAI COM DEUS, ZÉ RESPONDEU,

- VOU DE QUALQUER JEITO, QUE DEUS TEM A VER COM ISTO!

SAIU PELOS FUNDOS DA FAZENDA, SEGUIDO DE SEU FIEL CÃO DUQUE. ELE O ACHARA DOIS ANOS ATRÁS, AINDA BEM PEQUENO, MUITO FAMINTO. TRATADO COM A FARTURA DO LEITE DA FAZENDA SE TORNOU GRANDE E FORTE, ERA UMA MISTURA DE VÁRIAS RAÇAS. COMPANHEIRO INSEPARÁVEL DE ZÉ PEDRO, NA LIDA DO GADO PEGAVA ATÉ BOI PELA VENTA* .IA ATRAVESSAR O CÓRREGO NA PINGUELA*, PELA ESTRADA NÃO DAVA PARA IR À CAVALO, UM TEMPORAL DE DOIS DIAS ATRÁS DERRUBOU A PONTE E A PREFEITUA AINDA NÃO TINHA CONSERTADO., SE BEM QUE PELA PINGUELA ERA BEM MAIS PERTO, APENAS ¼ DE LÉGUA*.

AO CHEGAR NA DITA PINGUELA, UM GRANDE TRONCO DE AROEIRA QUE O VENTO DERROUBOU HÁ MUITOS ANOS; MAL COMEÇOU A ATRAVESSAR E UM CACHORRO BABANDO MUITO O CERCOU DO OUTRO LADO ROSNANDO MUITO, ESTAVA LOUCO. DUQUE TENTOU ATACA-LO, MAS FOI MPEDIDO PELO ZÉ PEDRO, PODERIA SER MORDIDO PELO CÃO RAIVOSO. TENTOU DE VÁRIOS MODOS ESPANTÁ-LO. JOGOU PEDAÇOS DE PAU, PEQUENAS PEDRAS E NADA, O CÃO NÃO ARREDAVA DALÍ.

PASSADOS ALGUMAS HORAS, DESISTIU, VOLTOU PARA CASA.

RELETOU O FATO PARA MARIQUINHA E DISSE QUE IRIA NO DIA SEGUINTE.

E ASSIM O FEZ. ACABOU SEUS AFAZERES E FALOU PARA MARIQUINHA

- JÁ ESTOU INDO, DISSE DANDO UM LEVE BEIJO, NELA E NAS CRIANÇAS

- VAI COM DEUS, DISSE, MARIQUINHA, ZÉ PEDRO RESPONDEU

-SE DEUS QUISER E O CACHORRO LOUCO DEIXAR!

PS: PICUÁ = PEQUENAS SACOLAS COM ALÇAS GRANDES QUE SE LEVAVA A TIRACOLO

MATULA: =VASILHA COM ALIMENTOS PARA VIAJEM

VENTA = NARIZ DE BOI

PINGUELA= TRONCO DE ÁRVORE SOBRE CÓRREGO QUE SERVIA PARA TRAVESSIA.

¼ DE LÉGUA= 1500 METROS.

Mauri Candido
Enviado por Mauri Candido em 06/10/2015
Código do texto: T5406765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.