O PAPAGAIO QUE VIROU MÉDICO
E aconteceu de verdade.
Não é um causo.
Ele me garantiu que é verdade mesmo...
Acostumado a atender pacientes em suas casas, naquela manhã fora chamado com urgência.
Sua paciente, uma senhora de oitenta e nove anos, acabara de sair do hospital com diagnóstico de “PNEUMONIA ESQUISITA”.
A família fazia questão da opinião do doutor, que seguia a saúde daquela senhora há anos, na esperança de que ele resolvesse o caso e descobrisse a causa daquela “esquisitice”.
Lá chegando tocou a campainha, e foi recepcionado por uma imensa GAIOLA.
Baixou a cabeça para atravessar a porta, disse bom dia à governanta, e logo ouviu a reverência do papagaio...
-Fiu,fiu...bom dia!Bom dia! Bom dia!...fiu...fiu...
Num cantinho, logo ao lado da gaiola, a sua paciente o esperava , já sendo auxiliada por um inalador e uma sonda para se alimentar.
A enfermeira lhe informara que por ser a tosse muito secretora, resolveram passar a sonda para que a sua paciente não se engasgasse, e que lá no hospital não se sabia a causa da tal pneumonia atípica...era o diagnóstico fornecido.
-Pneumonia, tosse!Pneumonia, tosse...tagarelava repetidamente o papagaio.
Examinou a paciente minunciosamente. Olhou os exames, o raio x, a tomografia...e orientou a dieta para a pressão e para o colesterol...
-Dieta! Fiu, fiu...colesterol...fiu, fiu...dieta! Dieta!
Ele,o médico, começou a se irritar. “não é possível, dizia a si mesmo...assim não dá!”
-Dona Maria, precisa se cuidar, disse-lhe o doutor.Vamos inalar bastante, pois o ar de São Paulo está seco, poluído...por isso tem pneumonias esquisitas.
-Esquisita...esquisita! -Berrava o tal do papagaio...
-Hoje me vingo desse papagaio, resolveu o doutor.Chamou a governanta.
Senhora, disse ele, acabo de descobrir a causa da pneumonia esquisita. É esse papagaio! Tem que tirá-lo daqui imediatamente. Minha paciente não pode inalar os dejetos dessa ave.
A pneumonia tem fundo alérgico!
Coff, coff...começou o médico a tossir...
-Coff, coff, coff...pneumonia esquisita! pneumonia esquisita!, DIAGNOSTICOU o papagaio...