AI QUE DÔ, SEU DOTÔ!

Eu já conhecia aquela relação profissional , digamos, algo um tanto desgastante.

Então, vi que o doutor João, logo que a viu, imediatamente rezou e pediu sabedoria bem sabida a Deus.

E a consulta seguiu num quase dialeto:

-Bom dia, e aí, como vai a senhora?

-Vô bem não dotô, e o sinhô devia é de sabê e muito bem sabido que eu vô bem é már, seu remédio quase que me matô, dotô!

-Como assim, qual remédio senhora Das Dores?

-O do açúcar, ara! Jantei só três tapioca, tomei os cumprimido , e o seu remédio me fez már, tão már, subiu a "cemia", fui pará no PS e a dotôra lá disse que a "cemia" podia virar coisa ruim, que pudia me dá uma bruta duma" nemia", virá "lecemia"! E me tacô foi soro e sulina nas veia!Não quero mais "sulina" dotô, isso vicia a gente!

-Sei, e agora como se sente?

-Már, bem már dotô, dói tudo e os encacho das dobradiças dos ombro também dói tudinho, as pár e as coluna, os joeio também, e táqui o "trassom" que ocê pediu! Mas ocê não pediu "trassom" da cabeça, não foi dotô? O homê se esqueceu de pedi, foi?

-Hum, certo, a senhora tem aqui um tendão machucado também, isso dói muito mesmo. Vamos fazer um pouco fisioterapia, repouso e não pegue peso para não romper o seu tendão, ok?

-Vixi, padim Cícero que me guarde, meu braço vai rebentar e cair no chão, vai dotô?

-Não, não é assim Das Dores se acalme, mas...a senhora tem que ter cuidado com movimentos pesados, e me diga...ainda tá fumando? E a pressão tem controlado? Diminuiu o sal da comida?

-Parei de fumá e adoeci mais dotô. Depois que parei sinto tudin que não sentia antes e o senhor me jurô que eu ia me curá. O senhor tirou meu açúcar, minha comida e agora quer tirá meu sár, assim não páro em pé...dotô! Não tenho "sustância" e daí é que dói tudo memo!

-Mas está tomando o remédio da pressão, ao menos?

-Vixi que é um perigo aqueles seus remédio! Tô não senhô, dotô, causa di quê todos eles me fáz um már danado , tudo eles me sobe a pressão demais da conta ,então, a cumadre achou melhor eu pará e eu parei tudo eles que me achei até um poco mais mió. Mas se tô cada vez pió é pela farta do cigarro, viu dotô? Curpa do dotô! E a cumadre vizinha falô que preciso vortá a fumar logo que é pra modi eu sará como antes, mas antes me mandô eu perguntá pro senhô, o que o ocê acha homê?

E aquele meu paciencioso amigo dessa vez teve uma brilhante solução: receitou pra Das Dores um outro médico "mais médico" para aquele difícil caso ainda não resolvido.

Agora vai!

Obs. Verídico.