SOBRE O NARIZ (PARTE 2)

A palavra nariz vem da remotíssima língua raamal ou ramaal (até hoje paira a dúvida quanto a localização exata dos dois “a” ) falada pelos alérgicos arameus, através da denominação naharichtz – o “richtz” deve ser pronunciado como o som de um retumbante espirro proveniente de uma rinite de dois dias. Depois passou para naiaiairuzitz por obra do imperador gago Ruzitz III, já então na civilização Graã. Feleneu, portador do menor nariz de monarca que se tem notícia na história, resol­veu adaptar o tamanho da palavra ao do seu nariz e os felênicos tiveram que passar a chamá-lo de “nriz”. Daí para nariz foi um pulo. Pulo que passou pelo leatim antigo, mais antigo do que o próprio latim – narizae ou narizararum quando referindo-se a dois ou mais narizes dos grandes. Depois veio o latim, o francês, o português, o lenço de papel, a plástica e chegamos à atualidade e eu a uma dúvida: nariz ou “naris”?


 
Karpot
Enviado por Karpot em 01/08/2015
Código do texto: T5331080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.