Demissão

Luciano entra em cena resmungando como se conversasse com alguém. Carrega alguns papéis nas mãos.

LUCIANO

Nunca que o Fernando ia me despedir, cumpadi! Nunca que!

Fernando entra pelo canto contrário, com um andar decidido.

FERNANDO

Tá demitido, Luciano!

LUCIANO

(largando os papéis)

Mas como assim despedido?

FERNANDO

DEMITIDO, que eu disse! Eu não queria, mas como dizem nos Estados Unidos: Tá foda!... RUA!

LUCIANO

Mas eu sou o seu melhor funcionário, Fernando!

FERNANDO

Não! Quem te iludiu? Viajou agora!... A máquina de cappuccino é minha melhor funcionária! Ah, e claro, a Lorraine, né? Claro! Dessa eu nem preciso... Né?

LUCIANO

Mas todo mundo gosta de mim! Na hora do lanche fazem rodinha ao meu redor! Eu disse isso na minha entrevista, lembra? Que eu adorava trabalhar em grupo, tinha espírito de equipe... Que era intermediário no Excel! Inglês básico... Você num pode me demitir!

FERNANDO

Quem é que manda nessa porra toda aqui! Posso fazer o que quiser, tá?... Vamos lá... Nessa próxima sexta, você pode cobrir a Lorraine? Parece que quinta-feira agora o pai dela vai enfartar! Seria bom você fazer um serão pra ela, tadinha!

LUCIANO

Fernando, tu nunca reparou que o pai dela enfarta quase toda a quinta-feira? Num é estranho?

FERNANDO

Ô moleque frio! E a gente lá escolhe hora de enfartar, seu traste? Olha, ou você fica, ou pode se apresentar no RH segunda, e meter o pé! Você tá aqui pra servir! Tá aqui pra obedecer ordens!... Vai ficar hoje até às dez também! Pensa no sofrimento da Lorraine... (telefone celular toca) Oi, Lolô... Num morre mais!... Olha, o bucha... (pausa) O Luciano vai ficar até as dez!... Ok! Me encontra na Lapa...

LUCIANO

(furioso)

Eu queria entender esse seu ódio por mim, Fernando! É desde sempre! Sempre eu sou o errado, sempre eu que pego o café pra todo mundo daqui, sempre eu que cago no banheiro e esqueço de usar o bom-ar, sendo que todo mundo sabe que é o Serjão que tem essa mania, pois se orgulho do cheiro! Cara... Qual teu problema?

FERNANDO

(num tom de voz incerto)

Será porque eu sou um covarde e desconto minha insegurança em você?

LUCIANO

Oi? Mas porque eu? É porque que sou preto?!

FERNANDO

Será que é porque você é a pessoa mais pau-mandada do escritório e um prato cheio pra minhas ofensas?

LUCIANO

Mas o que eu faço pra te irritar? Qual teu problema comigo, cumpadi?

FERNANDO

Será que é porque sou um cara que pega implicância com os outros em pequenos atos, como o fato de você sempre tomar café levantando o dedinho?

LUCIANO

Eu num tô entendendo mais nada! Parece que você tá dizendo a verdade... Mas por que diabos tá falando em tom de mentira?

FERNANDO

Será que é porque eu não quero ser processado, e perder esse emprego que paga minhas prostitutas, que cato de táxi lá na Quinta da Boavista de madrugada?

LUCIANO

Num sei... É?

FERNANDO

Num sei... Deve ser... Pode ser... Pode ser! Sim, pode ser isso! Quem sabe...

LUCIANO

Eu sempre fui um bom funcionário!

FERNANDO

Serão até as dez na quinta?

LUCIANO

Talvez eu tenha vida!

FERNANDO

Ah, outra coisa! Deu erro lá na sua folha de ponto. Seu contracheque vai demorar a chegar... Parece que vão descontar suas faltas todas no mês que vem!

LUCIANO

Mas eu num faltei...

FERNANDO

Vai discutir com o ponto eletrônico agora, ô porra? A gente colocou essa merda justamente pra evitar essa polêmica! Porque você tinha mania de escrever na folha um horário totalmente diferente do que tu chegava... Pensa que eu num tava ligado?

LUCIANO

Quando eu cheguei aqui... Já estava com ponto eletrônico!

FERNANDO

Não gostei do seu tom!

LUCIANO

Quer saber? Vou meter o pé mesmo! Grandes merda! Grandes merda! Agora demitir o Jorginho ninguém demite, né?

FERNANDO

O que o Jorginho fez?

LUCIANO

Ah!!! Esqueceu? Lembra que a Fabiane disse que uma vez ele passou por ela e disse que o cabelo dela era muito cheiroso? Você lembra disso?

FERNANDO

E isso é assédio aonde?

LUCIANO

Ele é anão!

Fazem uma pausa. Olham para a plateia. Esperam alguém.

LUCIANO

Quem num entendeu, depois a gente explica de novo...

FERNANDO

Tá despedido! Ok? Demitidaço!

LUCIANO

Ok!

FERNANDO

Aliás, preciso que pegue uns papéis lá em Guadalupe pra mim...

LUCIANO

Mas você acabou de me demitir! Tá fumando crack?

FERNANDO (irritado)

Merda! Até sem trabalhar aqui você me empata, seu bosta!... Passe lá na sala da Ednéia. Pegue suas coisas, e mexa esse traseiro depressivo e brocha pra lá!

LUCIANO

Eu vou mesmo! Vou caçar um emprego melhor! Um chefe melhor! Ou gozar do meu seguro-desemprego...

FERNANDO

Seguro desem... Tá maluco? Mudou tudo, filhão! Agora tu num coloca a mão nisso tão cedo com as novas leis!

LUCIANO

Me fodi! Merda de voto!

FERNANDO

Mas ainda pode me pegar um café pelos anos trabalhados.

LUCIANO

Não mesmo!

FERNANDO

Uma água?

LUCIANO

Não! Eu fui demitido! Fuuuui!

Luciano sai de cena. Fernando fica pensativo, com o dedo no queixo. Anda de um lado para o outro.

FERNANDO (à plateia)

Andar de indecisão!

Começa a andar de um modo cômico até que para.

Pega o telefone do seu bolso e disca alguns números.

FERNANDO

Alô! Rose? Passa a ligação pro Jorginho!... Isso! O anão!... Ih, esqueci de comprar Danone pros meninos... Opa! Fala aí Jorginho! Escuta, tá sabendo que o pai da Lorraine vai enfartar quinta-feira agora?... E a gente lá escolhe dia pra enfartar, anão estúpido!... (em tom de dúvida) Será que é porque gosto de atacar minorias pra suspender meu ego!... Ah, foda-se! Tá demitido!

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 24/04/2015
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T5218251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.