O ECLIPSE
 
Esta é uma história já conhecida, que agora leva a minha pró­pria versão:
Num quartel, o responsável máximo pela instrução aos solda­dos, digamos, o Capito, chama o Tenente, e após as formalida­des usuais, ordena:
- Amanha haverá um eclipse do sol, o que não ocorre to­dos os dias. Mande formar a companhia às 8 horas, em uniforme de instrução. Após o passeio, todos terão opor­tunidade de ver o fenômeno e darei explicações. Se cho­ver, nada poderá ser visto e os homens formarão no alojamento mesmo para a chamada.
O Tenente ouviu, não anotou nada e foi executar umas tarefas de rotina. Cruzando com o Sargento, após as for­malidades usuais, lembra-se do recado do Capitão ordena:
- Por ordem do senhor Capitão, amanhã haverá um eclipse do sol. Ele, em uniforme de passeio, dará as explicações à compa­nhia às 8 horas. Se não chover, o que não acontece todos os dias, haverá lá fora a chamada dos homens formados e o fenô­meno será no alojamento.
O Sargento, apesar de achar um pouco confusa a ordem rece­bida, julgando-se mais esperto do que o Tenente, fez as suas próprias deduções, imediatamente chamou o Cabo e após as formalidades usuais, ordenou:
- Amanhã às 8 horas o senhor Capitão vai fazer um eclipse do sol com uniforme de passeio e dará as explicações para a com­panhia que deverá estar formada no alojamento, o que não acontece todos os dias. Se não chover, o fenômeno da chamada será lá fora.
O Cabo sorriu por dentro – quanta bobagem, não é nada disso. Reuniu os soldados, formalidades devidamente ges­ticuladas, pediu silêncio e gritou:
- Atenção! Amanhã, à 8 horas virá ao quartel um eclipse do sol em uniforme de passeio na companhia do senhor Capitão. Ele dará as explicações a vocês no alojamento, fenômeno que não acontece todos os dias. Caso chova, não haverá chamada. Di­vulguem essa mensagem aos de­mais soldados.
Naquela noite o ambiente no quartel estava tenso e con­fuso. Entre os soldados comentava-se:
- Consta que se amanhã às 8 horas a companhia não fi­zer um eclipse com o sol durante o passeio pelo aloja­mento, o Capito pedirá explicações. O fenômeno é capaz de dar uma encrenca dessas que não acontecem todos os dias. Deus queira que chova!
 

 
Karpot
Enviado por Karpot em 31/03/2015
Código do texto: T5190364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.