A ARROGÂNCIA - ELE FEZ POR MERECER!
(adaptação de um texto, de autor desconhecido, escrita por jlc - jan)
Um policial federal vai, a serviço, a uma fazenda, em Formiga, interior de Minas Gerais, e ao ser recebido pelo dono disse-lhe:
- Preciso, senhor, inspecionar sua fazenda, suspeita de ter uma plantação de maconha, o que é ilegal!
O fazendeiro diz-lhe, então: sim senhor, mas não vá naquele campo ali, apontando para o local.
O policial, imediatamente, retira do bolso um crachá e mostrando-o ao fazendeiro diz-lhe: está vendo esse crachá? Ele me dá o direito de ir onde eu quiser em sua fazenda e entrar em qualquer local. Não preciso lhe pedir licença e nem responder a nenhuma pergunta sua, entendeu?
O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo dizendo-lhe: por favor, então fique à vontade, senhor oficial!
Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê, o oficial do governo federal, correndo, apavorado, para salvar sua própria vida, perseguido, que era, pelo maior touro da fazenda, o Santa Gerturdes. A cada passo o touro ia chegando mais perto do oficial, que parecia que ia ser chifrado, antes de alcançar um lugar seguro para se proteger. Foi então que o fazendeiro, mineirinho educado e solicito, imediatamente largou suas ferramentas e o que estava fazendo, correu para a cerca e gritou com todas as forças dos seus pulmões:
- Seu crachá, mostra o seu crachá pra ele!