O pau de selfie,o bolinho de bacalhau e a mega da virada

Tomio procurou concentrar-se apenas no sabor da azeitona que tinha na boca.Desde muito jovem aprendera esta técnica.Quando passava por alguma situação desconfortável,focava a mente numa distração qualquer até que o estresse terminasse.

Mas aquilo era insuportável.

Eu explico:Tomio tem 73 anos,é casado com Suely e pai de três filhos.Jonas,o mais velho,é advogado;Rubens,o do meio,é neurologista;Tomio júnior,o caçula,é...Bem;Tomio Júnior é um cara legal para se bater um papo sobre futebol enquanto não cortam o bolo numa festa de criança,nada mais.

__Não vai cuspir o caroço?__perguntou a esposa.

__Me dá o prato__Tomio segurou o pires de vidro verde entre as mãos e cuspiu dentro dele o caroço,para logo depois colocar outra azeitona na boca.

__Tomio,o molho dessa azeitona está muito salgado;olha a pressão!__advertiu Suely

Mal humorado,ele rebateu:

__Se a minha pressão não subiu até agora não sobe mais.

Para situar os leitores no tempo e no espaço,informo que estamos na noite do dia 31 de dezembro de 2014,num apartamento de frente à praia da Barra da tijuca.Tomio e a esposa vão romper o ano na companhia do caçula e da nora,de nome Gretchen.Gretchen é mãe de dois meninos,um de onze e outro de sete,frutos de duas uniões anteriores.O apartamento é de Tomio,e é usado pela família nessas ocasiões de festa.

Já que ficaram com o pai no natal,os outros dois filhos de Tomio passariam o ano novo com as respectivas famílias das esposas.

De volta a ação:

A campainha tocou e Gretchen foi abrir a porta:

__Amigaaaaas!!!__gritinhos histéricos.

Três mulheres de trinta e muitos anos de idade entraram no apartamento;todas com vestidos tão curtos quanto brancos.

__E os peguetes?__questionou Gretchen,enquanto abraçava e beijava cada uma.

As três entreolharam-se e a mais loura dentre as oxigenadas disse:

__Ano novo,cacho novo!

As quatro riram juntas.Sentado no sofá,Tomio enfiou mais duas azeitonas na boca.Ele ainda não havia cuspido o caroço da última que estava comendo e quase engasgou na manobra.

O celular de Gretchen vibrou.Ao ver o número no visor do aparelho,ela olhou para Tomio júnior,pediu licença as amigas e foi até a varanda para atender.Quando voltou,cochichou no ouvido do marido:

__Era o número dois....

__O que ele queria,além de encher o nosso saco?__resmungou

__Nada__Gretchen ajeitou uma madeixa do cabelo atrás da orelha__Só lembrou que semana que vem é o fim de semana dele com o Juninho

__Mas que pai exemplar!__ironizou Tomio Júnior__Ele queria é jogar charme em cima de você,isso sim!Eu quebro a cara daquele ordiná..

__Calma Tô!Não esquenta..__procurou minimizar a mulher.

Mais um esclarecimento:Tomio Júnior decidiu numerar os ex-maridos da esposa:Número um para o primeiro,número dois para o segundo.Além de evitar confusões,a medida os coisificava, transformando-os em simples números.Seus nomes jamais seriam proferidos no lar do casal.

__Vamos descer?__perguntou uma das oxigenadas

__Daqui há pouco__respondeu Gretchen__Estou esperando a moça chegar com os bolinhos de bacalhau.

O velho Tomio virou-se para a esposa e a fitou com raiva.O bolinho de bacalhau era uma tradição de fim de ano que ele,filho de mãe portuguesa e pai japonês,tinha como sagrada.Não fazer a iguaria em casa,na sua opinião,era o mesmo que produzir um charuto cubano na Groelândia.Um pecado mortal!

__Ela me disse que faria os bolinhos...__desculpou-se Suely,desviando o olhar

__E você acreditou?__Tomio falava com dificuldade por causa das azeitonas.

A campainha tocou novamante.Era a moça dos salgados.Gretchen pagou o combinado,levou o embrulho até a cozinha,voltou com um pratinho cheio de bolinhos e entregou para Tomio.

__Para o meu sogrinho querido!

Tomio olhou para o prato e viu a quantidade de óleo que escorria de cada montinho de massa amarelo esverdeada.Sem saída,pegou o menor dos bolinhos,cuspiu fora os três caroços de azeitona,enfiou o salgado na boca e começou mastigar.Suely esperou a nora voltar para a cozinha e falou baixinho:

__Não se preocupe;eu trouxe o omeprazol.

Com extrema dificuldade,Tomio conseguiu engulir.

Só não conseguiu disfarçar a careta.

Gretchen voltou da cozinha e gritou,eufórica.

__Vamos descer gente!Já está quase na hora!

Sem empolgação nenhuma,Tomio desceu também para a beira da praia.No caminho até a areia,uma das "friends" de Gretchen fez uma revelação:

__Gente!Gente!Eu trouxe um pau de selfie!As fotos vão ficar um arraso!

Uma outra "friend" brincou com a amiga:

__Olha lá,hein?Segura esse pau direito!

__Minha filha;é a coisa que eu melhor sei fazer na vida!__respondeu a mulher,fazendo uma expressão sacana.

Todos,menos Tomio,riram.Ele estava pensando no resultado da mega da virada,pois entrara em vários bolôes,sem falar num jogo próprio.Bem caro,por sinal.

O que ele queria,talvez mais até do que o prêmio,era a emoção....Sonhar com as possibilidades....Milionário aos setenta?Quem poderia saber?Quando retornasse ao apartamento,apenas pegaria os números sorteados e iria,cartão por cartão,conferir seu jogo.

A contagem regressiva o acordou do devaneio:"Dez,nove,oito,s......Feliz ano novo!!!!!

Muitos abraços,beijos e selfies depois,Tomio pegava o elevador rumo ao seu apartamento junto com a esposa e seus dois netos postiços.O caçula,a nora e as amigas perdidas ficariam mais algum tempo nas areias da Barra.

Quando comentou com a esposa sua expectativa acerca do resultado do jogo de azar,foi surpreendido com um comentário do fedelho mais velho:

__Ih vô!Ninguém aqui do Rio ganhou a Sena!Eu ouvi no rádio!

Foi preciso muito controle mental para não enforcar o moleque ali mesmo....A emoção da jogatina estava irremediavelmente perdida.

Minutos depois,deitado ao lado de Suely na cama,Tomio ainda fez uma última tentativa de colocar um pouco de emoção no seu reveillon.Virou-se para a esposa e perguntou:

__Você trouxe aquela caixinha de plástico azul que eu deixo no meu armário do banheiro lá de casa?

__Não!__respondeu a mulher,surpresa__Era para trazer?

__Não..Esquece..boa noite..E feliz 2015!__deu um beijo na testa da consorte e virou para o lado.

__Feliz 2015 para você também,querido.__Suely passou a mão nos cabelos grisalhos do seu homem,fazendo um carinho.

Antes de cair no sono,Tomio tomou a primeira resolução de ano novo:daquele dia em diante,sempre andaria com seus comprimidos de viagra no bolso da calça.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 16/02/2015
Reeditado em 17/02/2015
Código do texto: T5139545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.