Filosofia da Cantiga - Marcha Soldado

Marcha soldado, cabeça de papel,

Se não marchar direito vai preso pro quartel.

Quartel pegou fogo, Francisco deu o sinal.

Acode, acode, acode a Bandeira Nacional.

Tem certos significados nas cantigas que me intrigam.

Soldado que não marcha direito vai mesmo preso pro quartel?

E quanto ao, “cabeça de papel” isso é alguma forma de bulliyng? Nunca, jamais, em meu tempo de infância, cheguei a chamar alguém desta forma.

E o Francisco, quem é? Seria Francisco, apenas a sentinela que estava de serviço no fatídico dia do incêndio? Ou seria Francisco, o soldado que não marchou direito? E se fosse, não estava preso ? Como então, daria o alarme? Ou será que Francisco, revoltado por sua prisão, colocou fogo no quartel em sinal de protesto, começando por queimar colchões e essa brincadeira saiu do controle? Estaria a cela do quartel, superlotada por soldados com “dois pés esquerdos” assim como Francisco,e esses soldados, cansados de gesticular suas mãos por entre as grades da cela, fazendo sinal de casa lotada e bater canecas de alumínio nas barras de ferro podem, sob a liderança de um soldado revoltado, chamado Francisco, terem iniciado um movimento sob o grito de: REBELIÃO ! REBELIÃO ! REBELIÃO ! “péraí” militar não faz rebelião, faz motim: MOTIM ! MOTIM ! MOTIM !

E tem mais...

Você está num ônibus, e de repente, não mais que de repente, meliantes adentram o mesmo, jogam gasolina no interior do lotação e dizem: “aí mano, nóis vai botá fogo nessa lata de sardinha, desce todo mundo”. Será que você vai lembrar de pegar a sacola que contém uma caixa da Nike com seu tênis novinho e caro dentro? Se o quartel pegou fogo, eu quero mais é salvar meu couro de virar pururuca. A bandeira? A bandeira que me desculpe e SALVE-SE QUEM PUDER !!!!