O CHANTAGISTA.

O CHANTAGISTA.

Por Honorato Ribeiro.

Joãozinho, pegue aquele pato e vai vender, pois não tenho dinheiro para comprar seu sapato para ir à escola. Joãozinho pegou o pato e saiu. Quando ia passando pelo jardim viu um casal de namorado e se dirigiu rumo a eles. Chegando lá ofertou o pato ao moço. Ele disse-lhe: Não quero pato não, garoto, uma daqui.

-Sumir é uma ova. Você tem que comprar esse pato, pois eu conheço o pai dessa jovem e ele é valente. Se não comprar o pato eu conto pro pai dela.

-Quanto é o pato?

-É 30,00.

-Toma aqui seu dinheiro e suma de minha vista.

Joãozinho saiu, mas voltou e disse: Moço, eu quero meu pato de volta.

-Como assim, quero meu pato de volta!

-Ou o senhor me devolva ou eu conto pro pai dela.

-Toma seu pato, garoto e suma de minha vista.

Joãozinho saiu e disse consigo mesmo: Mas eu vou vender este pato pra quem? Já sei, é pra ele mesmo. Voltou e o casal de namorado ainda estava lá. Joãozinho chegou de mansinho e disse:

-Moço, me compra este pato senão eu conto pro pai dela.

-Mas, o que é isso, garoto!?

-É isso que você está ouvido...

-E quanto é o pato?

-É 30 pau.

-Toma seu dinheiro e não quero mais o pato. Fique para você e não volte mais. Joãozinho saiu com o pato e comprou o sapato. Chegou em casa alegre de sapato novo e disse: Mãe, já comprei o meu sapato, olha.

-Bonito! É o dinheiro da venda do pato deu para pagar o sapato?

-Deu, mãe.

-E de quem é este pato que você está com ele?

-É o meu pato, mãe.

Como meu pato? Você não vendeu e comprou o sapato?

-Foi, mãe...

-Mas que enrola é essa, Joãozinho? Você vai me contar direitinho o que andou aprontando (e segurou a orelha de Joãozinho) agora vai me contar.

-É...Vou contar tudo, mãe. E Joãozinho contou tudo pra mãe e quando acabou de contar a mãe de Joãozinho arregalou os olhos e desse: Meu Deus! Você fez isso, Joãozinho, pelo amor de Deus! Isso é pecado, meu filho! Já, nesse instante, vai à igreja e confessa tudo pro padre, seu moleque.

-Joãozinho foi e entrou na fila. Quando foi a sua vez, ajoelhou aos pé do padre e esse lhe disse: Conte seus pecados, meu filho.

-Padre, o pato que...

-Já vem você de novo com esse pato, seu safado...

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 13/01/2015
Código do texto: T5099827
Classificação de conteúdo: seguro