A ignorância é que atravanca tudo.

A ignorância é que atravanca tudo

Muitas coisas atrapalham o crescimento humano, e é sobre uma delas que eu falo hoje, a ignorância. A estória que conto agora aconteceu há muito tempo. Mais também poderia ter acontecido hoje.

Severino era um homem simples, de tão simplório chegava a ser ingênuo. Certo dia ao ir ao trabalho encontrou uma carta no chão toda amassada. Resolveu pega-la. Olhou e olhou, achou-a interessante, mas como não sabia ler, levou-a para a esposa.

Mais como não queria que ela descobrisse que era analfabeto de pai e mãe disse.

_Amor, leia só o que diz aqui.

A esposa pegou a carta olhou, e olhou virou de um lado pro outro. E como também não sabia ler e achando a letra muito feia presumiu que era algo muito ruim. Zangou-se com Severino e o mandou embora dizendo que nunca mais voltasse.

Severino então foi trabalhar, não tinha mais o que fazer. Chegando ao serviço o chefe vendo que ele estava distraído e sem motivação no serviço, perguntou o motivo.

__Me desculpe chefe. Eu mostrei essa carta a minha esposa e ela me mandou embora pra que nunca mais voltasse.

O chefe olhou a carta, mais como também não sabia ler e pra não de mostrar ao Severino, pensou._Se a esposa o mandou embora de casa, deve ser algo terrível.

Então gritou com Severino e o despediu. O patrão vendo o chefe gritando com um funcionário quis saber o porquê. O chefe vermelho de raiva mostrou a carta ao patrão e contou sobre a atitude da esposa. O patrão olhou, olhou e como também não sabia ler pensou._Que será que está escrito? Mais se a esposa o mandou embora de casa, o chefe o despediu deve ser algo muito ruim. E para não demonstrar que não sabia ler, chamou o soldado.

O soldado quis saber o motivo de tantos gritos. O Severino agora estava amarrado, a carta passou de mão em mão e todos os funcionários que também não sabiam ler. Também não quiseram demonstrar que não sabiam e preparavam um linchamento. O patrão indignado entregou a carta ao soldado. Esse olhou, olhou e como também não sabia ler pensou.

_Deve ser algo gravíssimo que está escrito aqui, vou levá-lo direto ao general. Com muito custo conseguiu levar o Severino. O general olhou o Severino e disse _Um desordeiro em!

O soldado então contou ao general todo fato acontecido e por fim lhe entregou a carta.

O general á abriu ,olhou, olhou e como também não sabia ler pensou._E agora?O que será que esta escrita aqui pra causar tanta confusão, mais se a esposa o mandou embora, o chefe o despediu, o patrão chamou o soldado, e os amigos quiseram linchá-lo. Dever ser realmente grave. Então o prendeu e o mandou direto para o juiz. O Severino olhava tudo sem entender. (Que será que está escrito?) Pensava ele enquanto era levado pelos soldados.

O juiz, homem tão sábio quanto velho olhou o Severino disse. _Então, é você o subversivo causador de tanta desordem. Qual o motivo disso tudo?

O general contou tudo desde o inicio e por fim deu-lhe a carta.

Bem mais como o juiz também não sabia ler, pensou._E a gora, que estará escrito de tão grave aqui? Não posso dizer que não sei ler, afinal eu sou o juiz, a lei.

E lembrando que a esposa o mandou embora, o chefe o despediu, o patrão chamou o soldado, os amigos quiseram linchá-lo, foi levado ao general que por fim o entregou a ele.

E disse._Hum, de acordo com o que vimos ate aqui, só me resta condená-lo ao fuzilamento.

E assim lá foi ele escoltado pelo pelotão que marchava cantando um hino. Severino foi amarrado a um poste que ficava no meio da praça. Lhe ofereceram um cigarro ao qual recusou e ao colocar-lhe à venda perguntaram.

_Qual seu ultimo desejo?

_Desejo levar a carta. Disse Severino.

_Tudo bem. Concordou o juiz pensando assim por um fim a tanta confusão.

Bem com isso Severino foi morto, e foi direto pro céu.

Não passou nem pelo purgatório, céu direto. Chegando lá foi recebido por são Pedro.

_Severino meu filho. Disse são Pedro. Devido a sua vida voltada à bondade, Tem um lugarzinho reservado a você aqui no céu. Mais responda meu filho, porque você morreu?

Severino então contou tudo ao santo e por fim entregou-lhe a carta. Há, mais são Pedro também não sabia ler então pensou. Se a mulher o mandou embora, o chefe o despediu, o patrão chamou o soldado, os amigos quiseram linchá-lo, foi levado ao general, entregue ao juiz, condenado ao fuzilamento.com certeza havia algo terrível escrito ali. Então o maldizendo o pobre do Severino, mandou-o direto ao inferno.

Severino chegou ao dito lugar escoltado, como um ser perigoso. O diabo o olhou e disse.

_Tem algo a dizer antes de ir ao caldeirão?

_Tenho. Disse Severino. O senhor sabe ler?

_Sei, por quê?Respondeu o cujo sem entender.

_Poderia dizer o que esta escrito nessa carta?

_Com prazer.disse o tinhoso rindo entre os dentes.

Severino então lhe deu a carta.

Mais como essa era de papel ,e o demônio é de fogo.

A carta queimou -se e evaporou deixando o Severino sem saber a razão do seu funesto infortúnio.

Fim.

Opa,espere ai!

Bem confesso que fiquei tentado a não divulgar o conteúdo da carta, mais como essa causou tanta confusão não seria justo. E visto que ate alguém morreu por sua causa.

A carta dizia (Quem tem vergonha de ser o que é, passara mais vergonha ao tentar ser o que não é.A ignorância é que atravanca tudo.)