O encanto da sereia
Após colecionar repetidos insucessos, e número igual de fantasiosas estórias, a sorte finalmente sorri a um pescador: cai-lhe na rede uma sedutora sereia, moça a metade, e peixe a outra meia...
Estupefato de início, depois de alguma reflexão, e na cabeça mais turbação, ele a bota nos ombros e a leva para casa. No caminho vai pensando no quanto ficará famoso e rico por ter tido tamanha sorte, e poder comprová-la, sem corte.
Ao chegar em casa, apresenta o troféu à mulher, que embora ciumenta, tudo aguenta...
Em seguida, sai correndo dizendo que vai chamar toda a imprensa para registrar o fato e, no ato pede à mulher que prepare um petisco qualquer para receber a multidão que deverá chegar em turbilhão.
Na sua volta, pouco menos de uma hora depois, acompanhado de dezenas de fotógrafos, jornalistas e outros eventuais plantonistas, eis a cena com que se depara:
No quintal, num panelão sobre o fogo crepitante há um bonito rabo de peixe a cozinhar... E era justamente, creia, o da sereia...
Incrédulo com aquele absurdo ele pergunta pra mulher:
- Por quê você fez isto?
A que vem a pronta resposta:
- Tou preparando algo pra esse pessoal que veio com você, conforme solicitado. O resto daquele peixe, incomestível, joguei pros cachorros. E cê precisa de ver a festança que foi...