AOS VIPS DO MEU CADERNINHO...

Começo a escrever e na verdade ainda não sei o título do texto.

Mas o tema sai sempre da vida, daqueles momentos nos quais desligamos o automático, despojamo-nos dos ditames da sociedade, religamos os neurônios e de repente nos questionamos...

Então, entrando hoje por um estabelecimento comercial, aonde logo na entrada se lia... “ESTACIONAMENTO VIP-MANOBRISTAS”, fiz uma anotação no meu caderninho de inspirações e guardei o tema pensando... “para um texto, logo mais!”

E aqui estou a questionar com quem me lê...VIP?... o que seriam esses seres VIPs?

E o tal do mundo VIP,então?

Obviamente dei uma passadinha pelo meu parco inglês, lamentavelmente me negando a traduzir a referida palavrinha...mas ah, claro, não teve jeito, então lá vai!

VERY IMPORTANT PERSON...PESSOA MUITO IMPORTANTE!

Que coisa, não?

Depois dei uma observada na decoração do local, no piso, nos automóveis, nas pessoas, nos manobristas, na comunicação entre eles, nas gentilezas, na postura, nos gestos... enfim, no todo que poderia me levar a identificar os VIPs e o quê eventualmente os diferia dos NÃO VIPSs.

É claro que parei para inspecionar-me. Fiquei em dúvida.Quem seria eu, afinal?

Entraria ou não naquele estacionamento? E caso resolvesse que sim, logo me veio um pensamento: Mas com qual direito eu me enquadraria entre os VIPs?

Que megalomania...Que coisa chata!

E se eu decidisse...que... “bem é melhor eu não entrar”, com que direito me discrimino desse jeito? Afinal, o que me faltaria para ser VIP?

Não , não, é melhor não arriscar, pensei.

Imaginem...para se dirigir ao tal nosocômio VIP, me parece que já é necessário que tenhamos uma boa dose de NARCISISMO, é, ou não é?

Por acaso qual é o critério para se ser VIP? E existe alguém logo na entrada para fazer a tal seleção?

-Por favor, senhor, sua credencial de VIP!

Esse negócio de já se “achar” e embicar o automóvel no espaço VIP, ai meu DEUS, não é pra mim! Acho um pouco demais mesmo! É como se chegássemos abrindo alas... “dá licença que o VIP chegou”.

Afinal, aprendi com minha mãe, que ninguém é tão importante como pensa!

Prefiro ficar no eterno anonimato, a ter que pagar esse mico!

Mas até agora, juro!-não consegui entender qual o critério de classificação.

É nominal?É financeiro? Cultural? Emocional? Espiritual? Sazonal?

Ou é aquele faro baseado apenas no jeitão? Deve ser!

Fico com essa possibilidade.Então vamos lá, vou dar uma dica:

Primeiramente olhe para a “peça”...de partida “ela, a peça”, que pode ser mulher, homem ou muito precocemente criança,-talvez herança genética- já nem olha dos lados.Só olha pra cima.E não é estrabismo não! Eu chequei!

Depois o carro...tem que estar brilhando.Ultimo modelo da última hora, de preferência vindo de fora.Produzido aqui é ofensa para a categoria VIP!

E tem que ter um cão de guarda, raça pura, dentro dele.Os VIPs são muito visados...senão não seriam VIPs. Furariam o protocolo. Acho que é isso!

O carro tem que ficar para polimento logo ali, a módicos custos, mas com o elegante cálculo em dólares...o “cãozinho”, fica no pet shop, enquanto “a peça”, se for gênero feminino, vai para a loja de grife francesa , fazer uma “comprazinha” básica de bolsas e perfumes,ou, se masculino, visita uma tabacaria para melhorar os estoques de charutos cubanos... ou na adega para reforçar as variedades de espumantes multinacionais.

E se for um VIPIZINHO... ele , antes de ir à loja de brinquedos importados e comprar um monte de cacarecos com o seu próprio cartão de crédito,vai dar um show de birra em meio a multidão, depois vai chutar a Babá , e nem vai levar um beliscão.

VIP que se preza, jamais se altera, acha tudo bonito,tem que manter a calma a todo custo e mostrar que tudo é bobagem inclusive a educação... aliás o que é isso mesmo?

No restaurante fala com o garçom com apenas “um quarto” de palavra, a sons inaudíveis!

Vip nunca pode falar demais...senão perde o “crachá” VIP.

Paga a gorjeta bem gorda para reiterar sua condição de VIP.E nem torce o nariz, imagina!

Assina a fatura do seu “respeitável cartão”-que aliás tudo compra,aceito no mundo todo- exibe sua Mont Blanc, e depois sai do estabelecimento sem olhar pros lados...e sem dizer “Obrigado, até logo!” ...certo de que não maculou sua condição de VIP.

Desce ao estacionamento por um elevador ou escadas rolantes personalizados... “trajeto VIP”, estica de longe as mãos para entregar o registro do automóvel ao manobrista, e espera com glamour a entrega da jóia lapidada, sem se esquecer, é obvio, de passar pelo PET SHOP e pegar seu “cãozinho” VIP( ai , Meu Deus!-tinha me esquecido dele) que latindo histericamente, ameaça morder quem se arrisca a lançar-lhe o olhar...

Ah,um detalhe importante: Um cão VIP pode sujar o shopping...é chique! E ninguém ousa reclamar...

Taí...me parece que isso é ser VIP! E acreditem: Geralmente classe média, no máximo média média ... mas tem que ser média VIP.

Ai, que monotonia! Que cansativo!

Dessa forma, respondendo a minha questão inicial sobre o que me faltaria para ser VIP, eu respondo : Além de TUDO , me falta paciência...

E vocês? Alguém aí se enquadra no padrão?

Enquanto pensam, vou voltar lá pra cima... para intitular minha tese.

Ah, e antes que eu apanhe...com todo respeito,minhas humildes reverências aos VIPs!

Maria Virginia Bosco