DESPACHANDO O DEFUNTO!

Eu sempre me pergunto o porquê de, a despeito de a morte ser algo triste, sempre ter uma piada paradoxalmente pronta sobre o lamentável fato.

Não que eu esteja aqui para brincar com ela, longe disso, é que dia desses vivi uma situação que se não fosse no meu pedaço, eu diria que poderia não ser verdade. Mas foi.

Antes de lhes contar o que aconteceu quero deixar claro uma impressão pessoal que tenho sobre "o morrer" nesse tempos modernos de tanta agitação: Morrer atrapalha o cenário. Não existe mais tempo para se morrer.

O mundo mudou tanto, tanto, mas tanto, que nem morrer já não é mais como antigamente, e tenho a nítida sensação de que defunto bom é aquele que vai antes de avisar que vai.

Assim ninguém espera, todo mundo corre na emoção da hora e até chora um pouquinho. Mas...

Sinalizou que vai bater as botas, é incômodo na certa.

Então, tocou o celular dele e nós do entorno, nem que não quisessemos ouvir a conversa, não teríamos o tal direito, tamanha foi a tempestade armada ali.

Olhou para o visor do celular, identificou a chamada, bufou, franziu o nariz e disparou:

-Alô? Você de novo? Será que vai mesmo? O quê, mas justo hoje? Ainda mais agora? Ah não, mas eu ainda estou trabalhando e tenho muitos compromissos pra hoje! Não dá para você "segurar" ela mais um pouco até eu terminar?

Claro que todos começamos a nos incomodar preocupadamente com o incômodo dele.

-Tá bom, vou ver se termino mais rápido e tô indo aí...mas não sei se chego a tempo. Vai se virando...

Olhou para a plateia interessada no ocorrido e nos informou;

-Hoje minha sogra finalmente vai...tanto tempo para ela ir, dois anos que me deixam nesse "vai- não- vai" e resolveu ir justo hoje que estou ocupado...ainda mais nessa hora!

Sinceramente, aprendi que aquela minha sensação de que lhes falei é exata: até para se auto-proclamar ou para se despachar defunto nos dias de hoje tem que se ter data e hora marcada.

Se o defunto for a sogra, então, tem que deixar desculpas póstumas no testamento caso resolva morrer fora da agenda otimizada da torcida organizada.

É o fim...dos tempos.