AS AMEBAS EPOPEICAS – (ou:) Antes do Pré-Sal, Ninguém Era Mau)

No único continente não havia qualquer contingente de gente.

Era o princípio de tudo e não havia casais.

O primeiro ser vivo conhecia somente a si próprio.

Não tinha em quem roçar o corpo, e para ele não existia aquilo que hoje conhecemos como "o prazer".

Aparentemente, esse ser vivo bastava a sim mesmo.

Vivia em isolamento inocente.

Após milhões de ciclos solares, uma perturbação surgiu na atmosfera úmida, afetando aquele organismo vivo.

Veio uma estranha reação alérgica ao isolamento.

E aquele pequeno ser (que tinha forma de uma larva) passou a se enroscar em si mesmo num ritual que lembrava uma serpente dando um nó na extensão do próprio corpo.

Aquilo era como uma maldita coceira, que atacou aquele minúsculo ente, até que acabou por provocar uma explosão orgânica abalando seu corpinho, e ele se viu dividido em duas criaturas.

Surgiu assim o primeiro casal, o macho e a fêmea.

Mas, nem um nem o outro achava qualquer interesse naquele pedaço de si tão igual.

Tempos depois, foram levados para longe um do outro por uma inundação de lama.

Depois de duas semanas, que era como se fossem séculos, essas duas metades se reencontraram.

Nesse momento voltaram as coceiras e eles praticaram o primeiro enrosco.

Esses primeiros seres começavam a desenvolver inteligência e imaginação.

Um deles era mais jeitosinho para se agitar na lama, desenvolvendo assim a sensualidade da primeira dança. Era a fêmea assumida.

Um dia, quando estavam enroscadinhos, veio uma chuva de meteoritos, cheios de radiação, sobre o lugar. E por causa disso eles passaram a adquirir a capacidade de se reproduzir gerando muitas larvazinhas.

Esses filhotinhos foram se multiplicando, tornando-se amebas adultas, e povoando muitos aglomerados de lama.

Já que eles se alimentavam das substâncias produzidas na própria lama, não se estranhavam jamais, quero dizer, não brigavam.

Porém, um dia foram alguns deles inundados com uma substância líquida, preta e oleosa, que borbulhava ali perto e havia estourado do meio do barro junto à praia.

Com o tempo, as larvas mais inteligentes descobriram que aquela substância preta (que grudava no corpo) fazia com que elas escorregassem muito rapidamente até o lugar onde quisessem chegar, por mais longe que fosse.

Aquilo dava mais poder para a ameba que possuísse um pedaço de chão bem pertinho daqueles jorros.

Surgiu disso a primeira briga.

Com o passar do tempo, tiveram que aprender a convencer aquele que tivesse mais substância preta do que os demais, de que o melhor que deveria fazer era repartir.

Vieram as primeiras conversas e as primeiras mentiras.

Surgiram as primeiras eleições de líderes.

Apareceram os mandantes e os mandados.

Vieram então a existir os partidos políticos.

Moral da história: me mostra o teu petróleo, que eu te mostro o meu PT.