A "fratura" do cartão de crédito

A situação era terrível e exigia atitudes enérgicas.Roberto,vulgo Bebeto,falou primeiro;usando sua autoridade de patriarca:

__Vocês já sabem de que se trata essa reunião,não sabem?

Sentados em volta da mesa de oito lugares,Raíssa,a esposa,Larissa,a filha mais velha de vinte anos,e Claudinho,o caçula de quinze,permaneceram em silêncio.Havia muita culpa naquela ausência de respostas.

Roberto,semblante visivelmente preocupado,tirou do bolso da bermuda uma folha de papel em que se podia ver claramente o emblema de uma conhecida bandeira de cartão de crédito.Depois de examiná-la por alguns segundos,levantou o olhar e encarou,sério,os filhos e a consorte.Depois prosseguiu:

__A fatura do nosso cartão de crédito atingiu,neste mês,a quantia inacreditável de cinquenta mil reais!Cinquenta mil!!!

__Nossa!!Tudo isso!!__horrorizou-se a esposa,abrindo a boca num esgar de incredulidade.

__Não seja sonsa Raíssa!__rebateu Bebeto__As suas visitas ao salão de cabeleireiro contribuíram muito para isso!!

__Não é justo!__defendeu-se a mulher__Isso é ítem de primeira necessidade!Meu cabelo é crespo e grisalho.Se eu não fizer relaxamento, alisamento,hidratação,pintura...Fica todo branco e uma palha!

__Primeira necessidade é a conta do horti fruti!Daqui por diante,por um bom tempo,você vai ter que se virar com o xampu e a tinta do mercadinho aqui da esquina!

Raíssa ia protestar,mas Roberto já estava analisando outro ítem:

__Tosa no pet shop!Seu poodle vai ter que cortar as madeixas aqui em casa,Larissa!

Larissa reagiu:

__Pai;é praticamente impossível aparar o pêlo do "Lu".Ele morde qualquer um que se aproxime dele com uma tesoura!O João do petshop é o único que consegue...

__Pois então o "Lu" vai ficar cabeludo que nem aqueles cantores dos tempos da tropicália!Azar dele no verão...E você,Claudio__encarou o caçula__A compra do seu videogame vai ser adiada.

O moleque fez um muxoxo e fechou a cara.Na verdade,ele já esperava por aquilo.Mas o pior ainda estava por vir.O pai continuou:

__Ninguém compra roupa nova por um ano,ouviram?Viagem?Só se for para a casa dos seus avós..E de ônibus!Livros?Só os que vendem naquelas feirinhas a nove e noventa!Tv a cabo?Cancelei!CDS e DVDs?Só pirateados da internet!Celular novo?Conservem os seus e nada de conta,só de cartão!Vamos ficar com um carro só;venderei o seu, Raíssa.O colégio de vocês ainda está mantido,mas se não passarem de ano,é colégio público!A banda larga também vou manter,pois é necessária e economiza tempo.

A mulher e os filhos ainda tentaram argumentar,disseram que aquilo era um absurdo,que eles não poderiam baixar o padrão de vida assim tão bruscamente...o que os amigos falariam?Tudo em vão.No final das súplicas,Roberto manteve as diretrizes,e ainda cortou todos os cartões de créditos da casa ali mesmo,com o auxílio de uma velha tesoura enferrujada.

__Pronto!Quando essa dívida for paga,a gente pega outros cartões e volta gradativamente a consumir.

A esposa e a filha foram chorar no quarto.O caçula foi navegar na internet,enquanto ainda podia fazer isso.

Roberto,sobrecenho cerrado,disse que iria sair.Tentaria pegar um empréstimo com seu gerente de contas para saldar aquela dívida.

Minutos depois,dirigindo seu Audi de mais de sessenta mil reais,ele quase teve pena da família,mas precisava estancar aquela gastança desenfreada.

De outro jeito,como iria sustentar sua amante com apartamento montado e tudo mais?

Um homem tinha que ter suas distrações,ora bolas!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 28/09/2014
Código do texto: T4980055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.