O PADRE E AS TOPADAS
EM UM LUGARZINHO DO INTERIOR, "LÁ DOS CAFUNDÓS DO JUDAS, HAVIA UM POVOADO PEQUENO. UM LUGAR EM QUE TODO MUNDO CONHECIA TODO MUNDO E SABIA DOS DEFEITOS DE TODO MUNDO. UM LUGAR EM QUE DAR COM A LÍNGUA NOS DENTES ERA ESPECIALIDADE DAS MULHERES E DOS HOMENS".
NESSE LUGAR HAVIA UMA IGREJA E UM VELHO PADRE MORAVA LÁ E MINISTRAVA A CAPELA AONDE AS PESSOAS IAM REZAR, IAM À MISSA E IAM SE CONFESSAR DOS PECADOS, "POIS SE CONFESSAR LIVRAVA O PECADOR DA CULPA DO PECADO".
EM UM CERTO TEMPO DA EXPERIENCIA DO VIGÁRIO AS MULHERES COMEÇARAM A TRAIR OS MARIDOS. "NÃO TODAS, CLARO, PARA NÃO GENERALIZAR E NÃO DESAPONTAR OS HOMENS QUE TÊM MEDO DE ENFEITE DE MULHER".
ENTÃO AS MULHERES QUANDO IAM SE CONFESSAR DIZIAM QUE HAVIA TRAÍDO O MARIDO. O PADRE ACONSELHAVA PARA QUE NÃO MAIS FIZESSEM ISSO E FOSSEM CASTAS AO CASAMENTO. OU SEJA: FIÉIS.
MAS, SEMPRE TODA SEMANA HAVIA UMA OU DUAS CONFISSÕES DE TRAIÇÕES. O PADRE QUE NÃO GOSTAVA DE OUVIR A PALAVRA "TRAIR" COMBINOU COM AS MULHERES QUE QUANDO TRAÍSSEM SEUS MARIDOS E VIESSEM SE CONFESSAR AO INVÉS DE DIZER QUE TRAIU DISSESSE QUE TOPOU. É. LEVOU UMA TOPADA. ELE ENTENDERIA O SIGNIFICADO. E ASSIM FICOU. LOGO TODO MUNDO FICOU SABENDO QUE TOPAR NAQUELA CIDADE ERA SINÔNIMO DE TRAIÇÃO.
ENTÃO O PADRE VELHO TEVE DE SER SUBSTITUÍDO, POIS FICARA VELHO E A DIOCESE MANDOU UM PADRE NOVO. "O PADRE ERA JOVEM E TALVEZ AQUELA FOSSE SUA PRIMEIRA IGREJA".
ENTÃO O PADRE VELHO PASSOU A EXPLANAR AO PADRE NOVO O COTIDIANO DA PARÓQUIA E COMO ELE DEVERIA SE PORTAR DIANTE DE SUAS OVELHAS. CADA CASO, SITUAÇÃO, COSTUMES E HÁBITOS DO LUGAREJO FORA REPASSADO CUIDADOSAMENTE PELO VIGÁRIO VELHO. PORÉM, O PADRE ESQUECEU DE EXPLICAR AO COLEGA NOVO SOBRE AS TOPADAS DA CIDADE. ELE, REALMENTE, ESQUECEU PARA DESGRAÇA DO PREFEITO.
ACONTECE QUE A PRIMEIRA CONFISSÃO DE UMA OVELHA ERA UMA DAS TOPADEIRAS. ELA CHEGOU AO CONFESSIONÁRIO E:
-SEU PADRE, ESTA SEMANA EU DEI DUAS TOPADAS.
-MINHA FILHA, MAS TOPAR NÃO TEM NADA DE MAIS. SÓ TENHA CUIDADO PARA NÃO TOPAR TANTO, PORÉM NÃO TENHO NADA CONTRA AS TOPADAS.
A MULHER NÃO SÓ SAIU DE ALMA ALIVIADA COMO TAMBÉM PASSOU O DIA ESPALHANDO PRAS COLEGAS QUE O NOVO PADRE CONCORDAVA COM AS TOPADAS! ENTÃO CADA UMA FOI CONFERIR DE PERTO E SE CONFESSAR.
NA VERDADE O PADRE RECOMENDOU QUE AS MULHERES TIVESSEM CUIDADO COM AS TOPADAS, MAS ASSEGUROU QUE NÃO TINHA NADA DE MAIS EM SE TOPAR E QUE ISSO NÃO ERA MOTIVOS PARA SE CONFESSAR.
A POSIÇÃO DO PADRE TAMBÉM FOI COMENTADA ENTRE OS HOMENS..
DE TANTA CONFISSÃO SOBRE TOPADAS UM DIA DE DOMINGO EM QUE O PREFEITO RESOLVEU IR À IGREJA, O PADRE APROVEITOU A PRESENÇA DO EXECUTIVO E FEZ UM APELO DE INFRAESTRUTURA:
-SENHORES PRESENTES, IRMÃOS E SENHOR PREFEITO. APROVEITANDO O MOMENTO DO MEU SERMÃO VENHO PEDIR AO SENHOR PREFEITO QUE PENSE NUM PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DE NOSSA PEQUENA CIDADE. MUITAS MULHERES TÊM RECLAMADO A MIM QUE LEVAM MUITAS TOPADAS NO DIA A DIA E ISSO É ALGO PREOCUPANTE.
AO FALAR SOBRE AS TOPADAS TODOS OS HOMENS QUE CONHECIAM A INOCÊNCIA DO PADRE DERAM UMA GARGALHADA ARREGANHADA DENTRO DA IGREJA, POIS NÃO SÓ OS HOMENS, MAS AS MULHERES TAMBÉM SABIAM O SIGNIFICADO DAS TOPADAS.
AO VER O PREFEITO GARGALHANDO O PADRE INDAGA:
-MAS, DO QUE O SENHOR TÁ RINDO, SENHOR PREFEITO. PRA SEU GOVERNO A PRIMEIRA DAMA SÓ ESTA SEMANA TOPOU RÊS VEZES!
É COMO DIZ O DIDATO: PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO NA GENTE.