-EU PROMETO... PROGRAMA MAIS "FIOFOLOGISTA"!

Em campanha por um fiofó saudável!

A campanha não é minha, é do meu amigo o doutor João.

Nesses tempos de eleições, em que todos os candidatos estão sinceramente preocupados com a saúde do seu povo, eu também resolvi escrever uma crônica sobre a campanha do resiliente doutor João, aquele meu pobre amigo coitado, só um anônimo médico de carreira lá do postinho, já tido publicamente como MENOS MÉDICO frente ao todo MAIS moderno e resolvido de ultimamente, e escrevo porque também optei pela causa cidadã que nos impulsiona.

Outro dia, antes do atendimento , peguei o doutor João rezando fervorosamente...em pensamento.

É que ele me contou que frente às promessas de MAIS médicos especialistas ao sistema público, ele se preocupou com um detalhe do discurso:

"prometemos especialistas em ossos, em coração, em pulmão, em fígado, em estômago, em mentes, em pressão, em gestão ...até em solução...".

O doutor até se animou...mais pra menos do que pra mais.

Disse-me ele que rezava para que os nobres candidatos da SAÚDE MAIS se lembrassem de trazer ao povo e aos clínicos do povo um especialista super em falta lá no seu pedaço, aquele que cuida do instrumento primordial para a exoneração dos resíduos indesejáveis após a indigestão do tudo.

Fiquei sem entender o eufemismo do doutor João, mas depois percebi claramente o motivo da sua angústia quando me lembrei duma consulta que fluiu assim:

-Bom dia, qual o problema?-perguntou o doutor João todo interessado.

Silêncio do paciente.

-Pois não, qual é o seu problema?

O Paciente, meio sem jeito, olhou pra baixo...e apontou discretamente o seu problema com o dedo.

-Por favor seja mais claro, o que ocorre com o senhor?

-É que...é que...o meu problema é lá embaixo, bem no finalzinho da tripa, o senhor não lembra, doutor? É no meu "fiofó' e já faz tempo. Estou com gastura no fiofó e está piorando. Tô desesperado doutor...É aquela... aquela mesma gasturação, coça coça coça... tá demais...tô entupido doutor, dói, sangra, não posso sentar...não posso...

-Ok ok, já entendi. Sinto dizer ao senhor que...não temos FIOFOLOGISTAS na rede.

-Como assim ? Então porque o senhor me encaminhou para o especialista por cinco vezes e não me avisou disso antes?

Isso não está certo doutor! O senhor não quer cuidar de mim e muito menos do meu fiofó! Isso é discriminação e eu vou processar o senhor...

Doutor João ainda levou bronca oficial pelo encaminhamento ao "fiofologista" e deprimiu pelo fiofó alheio.

Laudo da doença do doutor: Doença do trabalho.

Desde aquele dia, depois que voltou melhorado, percebo o meu amigo algo apreensivo com os tantos casos de fiofós "gasturados" e sem solução que aparecem por ali, prometendo justos processos ao doutor.

O sistema avisa que só aceita fiofós gaves para o encaminhamento para o tal especialista. Sem prazo de espera! E quem tem que diagnosticar a gravidade do fiofó é justamente o pobre exaurido do menos médico...o mesmo doutor João.

Que só tem o dedo como instrumento de diagnóstico dos fiofós adoentados.

E o que preocupa o doutor é que ele, mesmo depois de tantos anos de lida com carentes e desprezados fiofós , tão invisíveis ao sistema, ainda não consegue sentir a subjetividade da dor das pimentas nos fiofós alheios. Ele acredita que o fato se deve por ele ser um "menos médico".

Fez terapia...nada o convence de que ele não é tanto um menos médico assim...

De fato, eu que não sou da área, considero que é uma tarefa difícil, mesmo para um clínico experiente...sentir a dor do fiofó do outro.

Então, estive a consolar o meu amigo e entrei na campanha por um programa "MAIS FIOFOLOGISTAS JÁ" para ao povo, inclusive...

Sou pelos fiofós saudáveis...o que também faz parte da cidadania.

Parece brincadeira...mas é verdade.

Fiofologista é um luxo para o povo daqui...é bom que os nossos candidatos ao governo, os nossos dois excelentes mais médicos, saibam disso.

Desde então, eu ajudo solidariamente o meu amigo, o doutor João: Antes do paciente entrar na sua sala, eu faço uma triagem pré consulta, uma acurada anamnese sobre a saúde pública dos fiofós paulistanos, ao menos.

Tá de assustar...e penso que os candidatos têm que saber do grave problema dos fiofós invisíveis ao sistema e aos palanques.

Como cidadã, eu já nem sei de quem é a responsabilidade geopolítica de cuidar dos nossos fiofós. É do prefeito, do governador ou do presidente? Será que existe uma CPI no congresso para estudar uma solução rápida e viável para os sofridos e desprezados fiofós brasileiros?

Vai uma sugestão:

Candidatos, esqueçam corações, pulmões, digestões e emoções:

Quem conseguir colocar FIOFOLOGISTAS no MAIS MÉDICOS...vai ganhar a eleição. Podem acreditar.

Enquanto isso, se a queixa na saúde pública for dor, coceira, sangramento e entupimento lá embaixo bem no seu finalzinho...eu já aviso: Não há solução e a culpa não é do doutor João.

É do SISTEMA.

Façam yoga para relaxar o inconformismo, porque psiquiatra para os fiofós abandonados... também não existe.

Aqui, por MAIS FIOFOLOGISTAS, também rezemos pela saúde global, inclusive a dos nossos fiofós.

É o mínimo que merecemos...e deve ser por isso que existe aquele ditado popular: "pimenta no fiofó alheio é refresco".

Sou justa: rezemos também pelos fiofós dos políticos, afinal, não deve ser fácil para fiofó algum ficar sentado o tempo inteiro...esperando até a próxima eleição.

Bom voto a todos.