EM UM REFEITÓRIO DE UMA EMPRESA QUALQUER...

Cinco amigos de trabalho chegam conversando ao refeitório. Eliane, Marisa, Pedro, Paulo, Luan. Eliane está com uma lista nas mãos.

 
ELIANE
Então como é que fica, gente? Homem traz salgado e mulher um prato de doce?
 
PAULO
Eu acho melhor homem trazer refrigerante e mulher trazer comida!
 
MARISA
Nada disso! Tenho três filhos, não posso ficar perdendo tempo fritando salgadinho! Quero trazer refri também!
 
LUAN
Por mim eu trago salgadinho!
 
PAULO
Aí é mole, né? Fala que vai trazer salgadinho, chega na hora traz o quê? É Fandangos!
 
LUAN
Fala merda não!
 
PEDRO
Isso é verdade! Nem é Fandangos... Traz é Fofura mesmo!
 
LUAN
Eu já trouxe Fofura, por acaso?
 
PAULO
Num sei. Num citei nomes!
 
PEDRO
Depois fica o Fofura sobrando na mesa e ninguém assume que trouxe...
 
ELIANE
Gente! Gente! Vamos focar? A festinha é depois de amanhã!
 
PEDRO
Olha só, eu posso trazer o doce! Mas vou logo avisando, se sobrar, vou levar de volta pra casa!
 
MARISA
Deixa de ser mendingo!
 
PEDRO
É MENDIGO, tá? Que ofender ofende a mim, e não a língua mãe!... E num é mendiguice não! Por que na festa junina, sobrou paçoca pra caralho, e neguinha aí (apontando pra Eliane) levou pra fazer despacho de macumba!
 
ELIANE
(fumando charuto ou jogando búzios na mesa)
Pedro, vai à merda, tá? Sou evangélica, na paz do Senhor!
 
PEDRO
Evangélica que faz despacho de milho e paçoca na Avenida Brasil... Então tá, né?...
 
MARISA
Ah, tem que lembrar também que quem for trazer refri, é pra trazer refri bom, tá? Num vem com Xamego, Dolly... É de Pepsi pra cima!
 
PAULO
Eu ia trazer o Tobi de três litros...
 
ELIANE
Se for pra trazer isso, nem aparece!
 
PAULO
Ih ali...
 
ELIANE
Tô falando sério! Nem precisa vir!
 
LUAN
Eu trago um bolo então!
 
PEDRO
Ah claro...
 
LUAN
Qual o problema agora?
 
PEDRO
Da última vez encheram a mesa de bolinho Ana Maria de Baunilha! Porra seca pra caralho!
 
ELIANE
Aí fica difícil!
 
LUAN
Também acho!
 
ELIANE
Luan, num enche! Puxa-saco!... Se num entrarmos num acordo num vou mais organizar lanche nenhum!
 
 
PEDRO
(sarcástico)
Nossa, vou morrer por isso!
 
MARISA
Ué, então porque uma pessoa não recolhe o dinheiro, aí essa pessoa compra as coisas!
 
Pedro e Eliane começam a rir.
 
ELIANE
Muito conveniente!
 
PEDRO
Fala logo, Marisa! Pensa que a gente esqueceu da festa de natal, que tu pegou o dinheiro todo, fez uma escova escrotinha pra cacete no cabelo, e comprou com o troco doce velho pra festa!
 
MARISA
Pior é neguinho que pega pacote de biscoito escondido no armário do refeitório e vende tudo no trem!
 
LUAN
Gente, tão arrombando o armário, é isso mesmo?
 
ELIANE
Fala besteira não, Marisa! Ontem mesmo o armário tava chei...(abre o armário, e ele está vazio)
 
LUAN
Depois eu que sou o mendingo!
 
PEDRO
Quer saber? Vou participar de porra nenhuma não! E aviso mais, num conte comigo pro amigo oculto no final do ano! Fui!(sai do refeitório, mas antes, derruba uma cadeira)
 
ELIANE
Ótimo! Menos um!
 
MARISA
Ah, com menos um, alguém vai ter que trazer o dobro! Esse mês tô cheia de conta pra pagar... Tô fora! (sai do refeitório)
 
ELIANE
Ô raça!... Alguém mais desiste da festa do dia do amigo?
 
LUAN
Cara, num queria falar não, mas eu acho que aqui ninguém é amigo de ninguém! Ninguém notou isso? A gente se odeia!
 
ELIANE
Alguém pediu sua opinião, bichinha?
 
LUAN
Não, mas eu...
ELIANE
Paulo? Vamos então fazer só nós dois?
 
LUAN
Mas eu num disse...
 
ELIANE
Vamos PAU-LO?
 
PAULO
Por mim beleza! Mas eu trago o refri!
 
ELIANE
Sem problemas! Eu trago quinhentos gramas de mortadela e tá bonito!
 
LUAN
Mas eu ia...
 
Eliane e Paulo saem do refeitório planejando. Luan fica sozinho.
Luan espera eles saírem e retira um pacote grande de biscoito Fofura debaixo da blusa.

 
LUAN
Azar o deles...
 
 
FIM
 
 
 
 
 
 
 
 
                                     


 
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 16/08/2014
Código do texto: T4925533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.