Papo de copa(do mundo)

Quase todo brasileiro que gosta de futebol tem sua copa preferida.

Pedro,que está na faixa dos quarenta o poucos anos de idade,não esquece o mundial de 94 nos Estados Unidos,e ocasionalmente ainda sonha com o gol de falta do Branco na Holanda e com os pênaltis da final com a itália.

Armando,cerca de dez anos mais jovem,idolatra a seleção de 2002;para ele,aquele Brasil dos Ronaldinhos e de Rivaldo marcou época.

Carlos,setentão,estava nas arquibancadas do estádio Asteca na copa de setenta,e guarda até hoje,com orgulho,uma das meias que o jogador Tostão usava naquela partida.

Tomás,diferente dos anteriores,tem afeição especial pelas copas de 78 e 82.Aquele terceiro lugar invicto da copa da Argentina e o futebol de sonhos da equipe que disputou o mundial da Espanha deixaram marcas profundas em sua alma.

Quis o destino que os quatro se encontrassem na sala de espera de uma concessionária de veículos.Enquanto aguardavam o término dos serviços em seus carros,engataram uma animada conversa sobre futebol,mais especificamente sobre copa do mundo.

__...Quem viu a seleção de setenta não consegue aturar esse futebol de hoje.__falou Carlos,enquanto se ajeitava na cadeira.

__Não é bem assim__protestou Armando__O futebol atual é muito mais dinâmico...

__É só força física,isso sim!__o septuagenário manteve a opinão.

Tomás parou de ler o jornal e ponderou:

__Na minha opinião,o jeito como as equipes jogavam no final dos anos setenta e início dos oitenta era o ideal;Ainda havia o talento individual e já existia uma boa ocupação dos espaços do campo...

Pedro,que estava mexendo no celular até então,entrou na conversa:

__Nenhuma seleção jogou de forma mais equilibrada do que a de 94:defesa perfeita e um ataque matador.

__Menos na final....__desdenhou Carlos,acostumado com a fartura de gols do time tricampeão.

__A final foi um jogo atípico__minimizou Pedro__Mas a campanha foi perfeita.

__Perfeita foi a seleção de 2002__Armando não se conteve__Sete vitórias,melhor ataque ....

Pedro retrucou:

__Também só pegou galinha morta!China,Turquia...pelo amor de Deus!

__...Sem falar que as grandes seleções saíram cedo__Tomás colocou fogo na discussão.

Armando continuou a defender sua preferida:

__Saíram por que não estavam bem!E a Turquia chegou na semi final!O Brasil deu show!

__Quem deu show foi o time de 82!__emendou Tomás__Era um futebol de encher os olhos!

__...Mas que perdeu para a Itália!__lembrou Carlos.

__Nem me fale desse jogo__disse Pedro__Meia hora depois do término da partida,eu ainda estava em frente a televisão...Foi duro digerir aquela derrota...

__Duro foi o terceiro lugar invicto em 78!__lamentou Tomás__Aquele jogo da Argentina contra o Peru....Que armação!

E os quatro ainda discutiram mais meia hora sobre qual teria sido a melhor seleção brasileira de todos os tempos.Como não chegaram a um acordo,tentaram descobrir qual deles era o torcedor mais fanático.Carlos ganhou essa com folga.Vejam o que ele fez para conseguir a meia do Tostão em setenta:

__...E foi assim:quando o juiz apitou o final da partida,todo mundo invadiu o gramado para comemorar com os jogadores;pouco depois estavam arrancando as roupas dos campeões.Corri na direção do tostão,pois era fâ do seu futebol,e consegui pegar uma de suas meias;depois fugi na direção das arquibancadas.Antes que eu pudesse sair do campo,fui cercado por quatro mexicanos que queriam roubar a minha lembrança.

__E o que você fez?__perguntaram quase ao mesmo tempo os outros três

__Não pensei muito;coloquei a meia na boca e abri caminho distribuindo sopapos...Eu lutava boxe na minha juventude,era bom de briga....

Depois de um silêncio meio constrangedor,durante o qual os ouvintes tentavam imaginar a cena narrada,o mundial de 2014 foi analisado.Vou mostrar apenas o final do papo,pois não quero estender demais esse humilde conto:

__...Mas já que gastaram tanto nos estádios,poderiam ter comprado aqueles carrinhos motorizados para tirar os jogadores contundidos do gramado__disse Armando__A padiola vagabunda que arrumaram parece aquela que usam para carregar os defuntos no rabecão.

__Ouvi dizer que o carrinho danifica a grama...__ponderou Tomás

__Que nada!__rosnou Armando__Foi falta de grana,isso sim!

__Um daqueles africanos de quase dois metros precisou de um "carreto" para fora do campo__contou Pedro__O cara era tão pesado que os padioleiros suaram para cumprir a tarefa...E o Neymar?Parecia que era um ferido de guerra!__e deu uma risada franca ao terminar a frase.

__Eu não vejo mais jogo do Brasil ao vivo.__confessou Carlos__Minhas coronárias não aguentam a tensão.

__E bota tensão nisso!__concordaram os outros três.

Nesse momento,um funcionário da concessionária veio avisar que os carros de Pedro e de Armando estavam prontos.Os dois despediram-se e foram embora.Logo depois foi a vez de Tomás.

Sozinho na sala de espera,Carlos mais uma vez lembrou com saudade sua aventura na copa de setenta,e quase não ouviu quando o funcionário o chamou.

__Perdão meu filho__desculpou-se ele,enquanto se levantava devagar da cadeira__Estava sonhando acordado.

Pagou sua fatura e foi embora,desejando uma seleção melhor na copa de 2018.

Como todos nós.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 13/07/2014
Código do texto: T4880564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.