SANTO ANTONIO ESTÁ EM APUROS

Os homens são uns diabos

Não há mulher que negue.

Mas todas elas querem

Um diabo que as carregue.

Dia de Santo Antonio é comemorado em 13 de junho. Dizem que é o santo que arruma casamento até para as sem nada de fé.

Bem, se para quem tem fé está difícil, imagine para quem não acredita em milagres.

O que me leva a escrever sobre o tal santo é que tive informações que na véspera da comemoração do mesmo, onze senhoras - seis separadas, uma casada e quatro solteiras, iriam colocar o santo em apuros. Resolveria os problemas delas ou... (impublicável).

Ressalto que as quatro ainda solteiras já passaram dos 35, 38 anos - portanto, tem lá suas razões para colocar uma prensa no santo. Mas por que somente agora essa preocupação em arrumar marido? O que estavam fazendo todo esse tempo?

(O tempo passou na janela, só Carolina não viu).

Essas seis respeitáveis senhoras separadas, pensei com meus botões, já estão querendo demais. Já pediram, foram atendidas, não deu certo e estão incomodando o santo novamente?

Não estariam abusando do tempo precioso de santo? Se fossem somente os problemas delas para resolver, vá lá. Mas sabemos que o mercado (pra elas) está em crise e, segundo pesquisas, os homens de hoje não estão a fim de casar tão cedo e, verdade - andam temerosos com a tal de liberdade feminina e, diga-se de passagem, de algumas imposições delas.

E a casada que fazia parte desse rol estaria descontente por quê? Não seria bom deixar a vaga para quem está na fila?

Outra coisa: será que o santo fica analisando que ‘esse’ dá certo pra fulana, ‘esse outro’ serve para a beltrana e assim por diante? Não acredito. Se bem que para a grande maioria não caiu a ficha que homem perfeito ainda não nasceu.

Fiquei sabendo que em uma cidade do Nordeste existe uma tal de Pedra de Santo Antonio e que as que ainda não encontraram a cara metade, foram à noite até a dita pedra e mijaram nela – uma espécie de imploração e urgência para seus casos.

O padre da paróquia ficou sabendo e na missa pregou um sermão dizendo que essas desesperadas deveriam era se arrumar melhor, se mostrar, sorrir, se oferecer (creio que se ‘oferecer’ ele não falou), enfim, mostrarem que estavam preparadas para o matrimônio e não molhando a pedra. Crendices têm seus limites.

Ah, antes de encerrar lembro que o ‘item’ mais solicitado era de “homem com situação financeira resolvida”.

Santo Antonio, não queria estar em seu lugar. Arrume um substituto e se aposente.