Como montar uma seita.

Dezenas de seitas nascem todos os dias em todas as partes do mundo. Mas, antes de qualquer coisa, cabe alertá-los do perigo que se incorre ao se aventurar neste tipo de negócio (lucrativo!): você poderá ser tachado de louco, internado em manicômio e ainda ser processado por charlatanismo - caso venha a curar pessoas com o toque do seu cajado! No entanto, se tiver muita lábia e uma grande habilidade em lidar com as massas poderá se tornar algo como um mestre iluminado... Um guru da nova era... Um novo profeta... Ou até mesmo um novo messias!

O processo infelizmente se inicia com a mentira: primeiro invente que teve uma visão de um anjo, de um espírito de luz, de uma raça alienígena - qualquer imagem mística, surreal ou sobrenatural serve - o importante é que a história seja convincente! Dirá então que lhe fora revelado um segredo por esse mentor espiritual ou interplanetário. É importante que este segredo não contrarie abertamente as crenças propagadas pelas religiões e outras seitas - ele deve ter um viés sincretista - parecer a mistura de tudo, e, assim, atrair adeptos de todos os credos.

Para construir a sua fábula, criar-se-á uma doutrina científico-religiosa: misture filosofia, teologia, mitologia greco-romana, ufologia, física-quântica, parapsicologia, esoterismo e mais tudo que possa atrair o interesse dos futuros seguidores. Após profunda pesquisa, tente costurar tudo de forma que seja pelo menos um pouco coerente (afinal não existe seita coerente!). Transcreva suas ideias e crie uma brochura (ou livro) que será a base de sua seita! Não se esqueça de dizer que o livro foi inspirado, ditado ou até escrito diretamente por seu mentor!

Agora chegou o momento de denominar a sua seita: irmandade “tal”, movimento “x”, congregação “y” , igreja “z”, opções para se inspirar não vão faltar! Por fim escolha um local para a instalação da seita: alugue uma sala, monte um altar, utilize símbolos místicos de sua escolha; ponha um sem número de cadeiras a sua frente e comece o processo de divulgação! Dê palestras sobre temas pertinentes ao seu livro e vá conquistando seus seguidores!

Lance periodicamente uma revista, ou novos livros com base nos ensinamentos da seita, e lembre-se sempre de que eles serão ditados por seu mentor espiritual, desta forma conseguirá incutir as ideias nas mentes dos seguidores, fazendo com que processo de lavagem cerebral seja constante, ininterrupto e eficaz!

Agora crie uma hierarquia: as pessoas gostam de se sentir importantes! À medida que elas forem sendo doutrinadas, poderão atingir níveis mais elevados dentro da seita. Faça-as acreditar que podem chegar à condição de mestres iluminados, avatares, profetas, cavaleiros da ordem “x”,”y”,”z”, semideuses ou que atingirão um status superior em outro planeta, plano, mundo ou dimensão.

Veja que esta manobra tem por fim inflar o ego dos seus seguidores, que a este ponto já devem ter atingido um alto grau de fanatismo! Por fim tente roubar-lhes todo o tempo que tiverem: afaste-os da família, incite-os a se relacionar apenas com membros da seita, a doar dinheiro e bens para o templo, incite-os a trabalhar de graça em nome de um ideal, entregando-se de corpo e alma ao movimento! No entanto, não os deixem perceber que estão sendo escravizados, pois assim o índice de evasão (que normalmente é alto nas seitas) crescerá assustadoramente!

É certo, como dito anteriormente, que muitos irão sair da seita, seja por desconfiança, discordância ideológica, ou até mesmo por migrarem para um raio de outra seita! Por isso a tarefa de divulgação tem que ser maciça (o rádio e a TV seriam boas opções!). Se durante este pernicioso processo sua popularidade atingir níveis estratosféricos, poderá então virar guru de famosos: atores, cantores, atletas, políticos e demais celebridades que poderão, além de te pedir conselhos, até ajudarem na divulgação da seita (e aí é que não faltarão recurso$)!

Eduardo Baptista
Enviado por Eduardo Baptista em 22/05/2014
Reeditado em 03/01/2018
Código do texto: T4815813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.