ADAM-und-EVA NO BRASIL
[Série: Continho Besta – autor Kuaracy Xaman]
Depois de mais uma reunião ministerial, de alto nível, da União Européia em Espanha, alguns dos líderes para "aliviarem" o estresse da política, resolvem passar pelo Museu do Prado em Madri, durante o coffee-break (pausa para cafézinho ou lanchinho).
Alguns dos líderes param pensativos diante de uma pintura de Adão e Eva ‘no Paraíso’ (Adam-und-Eva de 1513-1515), do artista alemão Lucas Cranach ‘o Velho’ (em alemão, Lucas Cranach der Ältere).
A obra fora emprestada pelo Museu alemão de Würzburg – "Mainfränkisches Museum".
Desabafando a chanceler alemã ‘Anguela’ Merkel (com saudade do império perdido, austro-húngaro-prussiano), vai dizendo:
- ‘Sem dúvida Adam-und-Eva são ‘Deutschen’ (dó-tchen)…são alemães!
…E continua…
‘Reparem bem, que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com esse corpo atlético, os músculos disciplinados pelo trabalho... São de certeza tipos de corpo alemães.’
Imediatamente o presidente francês François Hollande, como bom conhecedor do erotismo, reagiu:
- ‘Não acredito. É evidente o erotismo que se sobressai de ambas as figuras... Ela tão feminina, gentil…Ele tão masculino...viril.
Sabem, que em breve chegará a tentação...’Voilà!’(vualá). Eis aí…Só poderiam ser franceses.’
Movendo negativamente a cabeça, David Cameron, o ‘premier’ (premiê) britânico, arrisca:
- ‘Off course not!...’ (Claro que não!). Notem a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser britânicos e ingleses!’
Depois de alguns segundos mais de contemplação, testa franzida, o primeiro-ministro português Passos Coelho, exclama peremptório:
- ‘Não concordo! Não tenham a menor dúvida: SÃO PORTUGUESES! – Adão e Eva são nossos… – porque há 500 anos chegámos ao paraíso do Brasil antes de todos os europeus.’
…Prosseguindo vai dissertando…
- ‘Vejam o ano da pintura (lendo a informação na moldura) – o pintor alemão, Lucas Cranach, foi ao Brasil pintar o nosso casal português, Adão e Eva, entre 1513-1515.’
Por isso, na pintura, o nosso casal Adão e Eva, ainda pensa que está no paraíso do Brasil do ano 1.500 dos guaranis (e nem foram comidos).
…Empolgado, o primeiro-ministro português, continua…
- ‘E ainda tem mais…Reparem bem: - Adão e Eva, não têm roupa; não têm sapatos; não têm casa; só têm uma triste maçã para comer e não protestam. Só pode …(e nem phódem):
– Efetivamente, SÃO PORTUGUESES. Somos herdeiros do casal Adão e Eva!!’