Anjos e Demônios

Anjos e Demônios

Descansava meu almoço sentado em um banco da praça, lia meu jornal naquela hora sagrada. Crianças, pombos, mais pombos, pessoas, uma praça como tantas desse nosso país.

Entre tantas pessoas um pregador de umas dessas igrejas evangélicas que não sei o nome, gritava a todo pulmão suas visões dos ensinamentos de Cristo. Não prestava a atenção em nada do que ele dizia, afinal sou ateu, nada daquilo faz sentido pra mim.

O homem reunia uma pequena quantidade de pessoas em sua volta, pela vestimenta das mulheres, vestidos longos e os homens de terno e gravata presumia-se que todos eram da mesma igreja.

Notei uma figura nada convencional naquela roda. Um mendigo segurando uma garrafa de cachaça e balançando para os lados. Ele ouvia atentamente o tal pastor.

- irmão largue essa vida de vício e venha aceitar Jesus!

O bêbado olhou para os lados.

- sim irmão você! Aceite Jesus!

O bêbado apontou pra si mesmo e disse

- eu?

- Venha se libertar do demônio que vive em você!

- eu não tenho o demônio, eu to bêbado...

- irmão você tem que aceitar Jesus!

- eu acho que ele é que tem que me aceitar...

- irmão você não quer entrar no reino de deus?

- Deus me livre, pode ir no meu lugar, eu quero é ficar aqui.

- A palavra do Senhor vai libertá-lo, sai de retro Satanás

- Se quer que eu vá embora é só falar, mas não fica ofendendo que eu to só assistindo...

- Pelo poder que me concedeu Deus, eu ordeno que saia do corpo desse homem, demônio dos infernos!

- Ô moço, para com isso aqui ninguém vai pro céu, nem eu nem o senhor.

- herege!

- mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu, o moço é rico né? Eu vi o carrão que o senhor chegou. Me dá cinco real que eu tomo conta...

Nessa hora não pude conter meu riso, velado e disfarçado enquanto lia meu jornal.

- Deus vai pesar a mão em você!

- vai nada! Jesus só andava com prostituta, ladrão e bêbado, ou seja, sou quase um apóstolo.

Nesse momento eu vi o pastor perder a paciência.

- sai demônio, em nome de Deus abandone o corpo desse homem!

A essa altura os homens e as mulheres gritavam, aleluia, glória a Deus e outras coisas que eu não entendia direito.

O pastor pegou a bíblia e a direcionou ao bêbado.

- liberta Jesus!

- sai pra lá ô! Você acha que vai pro céu só porque usa terno e grita na praça?

- vou pro céu porque sigo os mandamentos da bíblia

- responde aqui pra mim, quando Jesus veio pra terra quantos pregadores iguais a você seguiram ele? Jesus condenou todas as religiões. Sabe porque? Todas queriam poder e dinheiro. E deixa eu beber minha pinga em paz...

Nesse momento o pastor via-se perdendo a batalha, mas não poderia deixar seus seguidores sem uma resposta.

- estão vendo meus irmãos, o demônio é forte, por isso, devem continuar firmes na fé, irem ao culto, fazerem a sua oferta...

E lá veio o bêbado interromper...

- demorou pra falar no dinheiro...

- a obra de Deus precisa de dinheiro, e nós não usamos pra comprar pinga igual você faz com o dinheiro que mendiga...

- faça o bem sem ver a quem, esqueceu pastor?

Os olhos do homem estavam em brasa e a bíblia tremia em sua mão.

- desisto de você seu bêbado, vá pro inferno!

- Ô homem de pouca fé... vou orar pelo senhor hoje...

O bêbado saiu cambaleando pela praça, enquanto o pastor recolhia sua caixa de som e se dirigia a seu Mercedes.