PROMESSA REPETIDA
Existe uma história que um sujeito perdeu uma quantia em dinheiro, (umas quinhentas pratas) e precisando muito dela rezou assim:
"Falo como devoto, meu São Benedito,
perdi 500 pratas lá pro lado da rua
se eu achar, de volta, procurando
prometo certo que a metade é sua"
Procurou e pertinho de uma moita de capim gordura lá estava seu bolinho de dinheiro que ele acabou encontrando antes de um afortunado que passasse. Agradeceu ao santo e já estava indo para a paróquia local e como está estivesse longe, muito longe refletiu levianamente e pensou - Caramba. pra que que esse santo quer esse dinheiro todo? Cem pratas fica de muito bom tamanho, até porque o danado do sacristão ainda vai acabar pegando uma casquinha - Aquele lá eu já conheço e não tem boa fama.
E definindo-se pelas cem pratas, foi andando fazendo planos pros outros quatrocentos. Passados 15 minutos, como se o santo não tivesse gostado nada da mudança do rumo da conversa em seu desfavor ocorre que o sujeito perdeu o dinheiro de novo.
- Diacho o dinheiro sumiu! Perdi outra vez!! É muito azar, refletiu lamentando. E no aperto prometeu de novo dessa vez trezentas pratas pro Santo. Estranhamente o dinheiro que estava num bolso desses mais encasquetados apareceu e ele firmou na promessa mas zangou: - Nossa! Pelo amor de Deus, que santo mais desconfiado.