Os tombos

Ontem, o Rolando Boldrin, na TV Cultura, às oito e cinquenta e cinco da noite, contou esta:

Havia uma cidade pequena onde o padre ouvia periodicamente confissões dos fiéis.

Quando as mulheres iam confessar seus pecados, usavam um eufemismo para dizer que tinham traído o marido. Diziam: "Padre, levei um tombo". O padre sabia o que significava a expressão e, a cada vez que a ouvia, aplicava a penitência correspondente.

Um dia o padre teve que ir para outra paróquia e foi substituído por um padre mais jovem.

Este não sabia do eufemismo. Quando o padre ouvia uma das mulheres dizer: "Padre, levei um tombo", respondia: "Ora, filha, fique em paz, isso não é um grande pecado." Como o padre não aplicava a penitência, as mulheres ficavam quietinhas, sem revelar que aquilo era um eufemismo.

Como muitas mulheres vinham confessar que "levaram tombos", o padre começou a ficar preocupado.

Um dia em que caminhava pela cidade, encontrou o prefeito na rua em companhia de vários assessores e políticos que visitavam a cidade. Resolveu então reclamar para o prefeito sobre o problema, que achava ser da administração pública. Disse: "Prefeito, algo precisa ser feito nesta cidade, as mulheres estão levando muitos tombos."

Como o prefeito e seus assessores sabiam do eufemismo, começaram a gargalhar. O padre irritou-se e, sem saber o motivo por que riam, resolveu emendar: "Por que está rindo, prefeito? Só nesta semana sua esposa levou dois tombos!"

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 06/02/2014
Reeditado em 07/02/2014
Código do texto: T4680295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.