O MENINO POBRE ESTUDANDO NA ESCOLA DE RICOS

Recebi por e-mail, não sei quando, de onde nem de quem, repasso aumentado e contado do meu modo.

Naquela escola pública, sucateada, onde faltava de tudo, menos coragem de trabalhar dos professores, estudava um menino filho de uma faxineira viúva que se destacava nos estudos. Tirava sempre as melhores notas. Certa vez houve na cidade uma espécie de concurso, uma disputa entre os alunos. Escolas públicas e particulares entraram na disputa. O menino Zezinho (não o Joãozinho) foi o campeão.

Um dos donos da escola procurou a mãe do Zezinho e ofereceu uma bolsa de estudos em sua escola, a qual era freqüentada pelos filhos dos cidadãos abastados da cidade. Ela ficou orgulhosa, o menino a princípio relutou, mas acabou aceitando. Na escola começou também a se destacar, aí começou a sofrer “bullying” dos colegas. Embora não ligasse muito, sentia-se incomodado com aquilo.

Certa vez a professora mandou seus alunos fazerem uma tarefa:

Escrever em poucas palavras a definição de nosso país. Após a tarefa, foi ler os manuscritos. Pegou aleatoriamente o primeiro e leu:

-“Nosso país, apesar de os portugueses haverem levado grande parte de nossa riqueza reergueu-se e se transformou na grande potência que é hoje”. Esse é o Brasil.

Levou nota sete. Leu o segundo:

-“ O Brasil é um gigante adormecido, é o país do futuro, aqui se produz tudo, brevemente seremos auto-suficientes em petróleo, o que onera enormemente nossa balança comercial”

Levou também nota sete. Leu o terceiro:

-“O Brasil se destaca nos esportes, notadamente no futebol, somos pentacampeões, faremos a maior copa do mundo da história, gigantescos estádios estão sendo construídos. Esse é o Brasil.

Levou nota seis. Pegou o manuscrito de Zezinho;

-“No Brasil, treinador de futebol, semi-analfabeto ganha milhões e é chamado de “professor”, professoras que estudam com sacrifício em faculdades recebem salários aviltantes são chamadas de “Tia”. Apitador de jogos de futebol, soprador de apito é chamado de “Juiz”. Jogadores de futebol, alguns verdadeiros trogloditas ganham milhões e são chamados de “Astros”. “Choferes” de carros de corridas, também ganham milhões e são chamados de “Estrelas”. O cidadão comum que trabalha como escravo, paga impostos abusivos a vida toda, deixa o couro no serviço e quando se aposenta é chamado de “Vagabundo”. Político safado, corrupto e ladrão é chamado de “Excelência”. Uma terrorista, assaltante de bancos é chamada de “PRESIDENTA”. Esse é meu país!

Levou nota DEZ.

***

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 13/01/2014
Código do texto: T4647401
Classificação de conteúdo: seguro