PININHA QUER UM CACHORRO

Atrasada de novo, Pina!

Não fala comigo!

Ei! Veja lá como fala...

Desculpa, dona Gertrudes.

Ih! Chamou de Gertrudes, é sério. Que foi desta vez?

A Zinha foi mordida pelo cachorro do Alemão. Aquele Pit Burro.

Pit bull, você quer dizer?

Pit burro mesmo... É o Brad, aquele vira-latas raivoso. De vez em quando tem uns “pitis” e ataca quem passa no portão.

Machucou muito?

Não muito... Sangrou o braço. Fizeram um curativo e deram uma injeção

Então, por que seu atraso?

A senhora já foi a posto de saúde de periferia? Mais de hora e meia só para ser chegar no balcão. Se não é o marido da Zinha apelar acho que estava lá até agora.

O que ele fez?

Falou para uma enfermeira que a Zinha era “hemofilha”. Nem sei o que é isso.

Hemofílica, Pina! Hemofílica... É uma doença em que a pessoa perde muito sangue.

Ah! Por isso que começou aquele corre-corre e passaram a Zinha na frente...

Deve ser. Mas, a Zinha ficou bem?

Chi! Se ficou... Voltou lá para a rua e jogou um tijolo no cachorro. Pegou em cheio. Ele saiu ganindo e foi se esconder no quintal.

Isso não se faz. Morder é uma reação natural dos cães.

Foi o que disseram. Ela respondeu que ia dar parte do cachorro na delegacia da mulher. Que ela não é mulher de levar mordida de ninguém. Nem do Zico.

Quem é o Zico?

O namorado dela.

Ai! Pina...

Gege! Você gosta de cachorros?

Nem gosto, nem desgosto.

Como é que é isso?

Já tive cachorro, mas não sinto falta.

Ah!...

Por que a pergunta?

A cadela da Nenê teve sete filhotes. Pensei em trazer um para a senhora.

Nem pense... Nem pense... Aliás, Pininha pensando, perigo à vista, não é mesmo?

E se eu cuidar do cachorrinho?

Então, você pega o cachorrinho e leva para a sua casa.

E quem vai cuidar dele? Eu saio às cinco da manhã e chego às oito da noite. Precisa dar comida, levar para fazer xixi e cocô... Essas coisas que não deve fazer dentro de casa. E a ração é cara. Cachorro não pode ficar comendo qualquer resto de comida, não é mesmo, Gege?

Hum! Interessante... Deixe-me ver se entendi... A Pina quer trazer um cachorro para a minha.

É.

Aí, a Pina vai querer sair para levar o cachorrinho fazer suas necessidades fisiológicas na rua...

O que é isso? Necessidade...

Xixi e cocô... Deixe-me continuar...

Hum...

Aí, a Pina encontra outras pessoas que estão levando seus cãezinhos para passear e ficam conversando.

Ai! Gegê... Só meia horinha de manhã e meia horinha à tarde.

E enquanto você passeia com o cachorro quem faz o serviço da casa?

Tive uma idéia...

Ai... ai... ai... ai...ai... Qual?

A senhora leva para passear.

Pina! Vê lá se tenho cara de “dog-walker”?

Tirou o dia, hein Gegê!

Tirei o dia, por quê?

Fica falando essas palavras que eu não entendo.

Dog walker são pessoas contratadas para levar cães para passear.

Ganha bem?

Sei lá!

Hum... Pensando bem...

Ai... ai... ai... ai...ai... Lá vem... Estou vendo: “Pininha, dog walker”

Ih! Está lendo pensamento?

Estou é imaginando a Pina, que reclama para passar pano no chão do banheiro, recolhendo cocô de cachorro das calçadas.

Tem que fazer isso?

Claro que deveriam, mas a maioria não recolhe.

Ainda bem. Detesto ser minoria...

E eu não quero comentários pela vizinhança que a empregada doméstica...

Secretária do lar, dona Gertrudes. Secretária do lar.

Que a secretária do lar da D. Gertrudes não recolhe os dejetos de cão.

De... quem?

Dejetos, Pina!... Dejetos... Cocô do cachorro. E olhe, Pina! Você está tirando-me do sério com essa conversinha mole.

Não tem jeito, a senhora não gosta de cachorros.

Pina! Quer saber? Eu não gosto é de muita conversa.

Gege! E se eu falar com o Takeo? Será que leva o cachorro para passear.

Takeo? Ele, sim, detesta cachorros.

Por que?

Ele teve um cachorro que comeu toda criação de codornas dele.

Nossa! O que ele fez?

Ele esqueceu o cachorro na porta de uma associação de cães abandonados.

Tadinho!

Ele não tem muita sorte com cachorros. Depois de muito tempo, ele teve outro.

Pela cara da senhora deve ter aprontado também.

Tentou comer a periquitinha de uma sobrinha dele.

Vixe! O que ele fez com o cachorro?

Ninguém mais viu...

Tadinho... A senhora devia ter denunciado o Takeo pra polícia.

Igual a Zinha queria fazer com o cachorro e não deixaram?

É diferente. Cachorro não tem como se defender.

Fala isso pra Zinha.

Ai! Gegê...

Chega de conversa... Hoje é dia de lavar quintal, a calçada... Quem sabe um dog-walker não deixou umas necessidades fisiológicas caninas dejetadas para você ir treinando recolher.

Eu, hein! Mas, eu posso trazer o cachorrinho?

Claro...

Oba!

... que nãããããõoooo...

Ai! Gegê... A senhora está precisando mesmo arrumar um cachorro. Tivesse um não iria gritar comigo... Que mau humor!

Então, bem baixinho e com um sorriso: Vai trabalhar, Pina! Ouviu? Au... Au... Au... Au... Au...

Ai! dona Gertrudes endoidou... Tô indo... tô indo... Não precisa morder...

Au... Au...

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 07/01/2014
Reeditado em 07/01/2014
Código do texto: T4640065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.