DEFUNTO SIM...MAS COM REQUINTE!
Nunca fui consumidora compulsiva, o que certamente já me coloca num privilégio frente à maioria das mulheres.
Mas naquele dia, não resisti.
Minha secretária Rosália, havia lhe agendado um horário para que ele viesse até o escritório, uma vez que ele a convenceu tratar-se duma venda do meu interesse, cuja oportunidade não se repetiria...de certo.
Fiquei curiosa e acabei cedendo, apesar da indisponibilidade de tempo.
Lá pelas treze horas, pontualmente, ele já se anunciava, um senhor extremamente elegante, impecável eu diria, de terno preto, gravata vermelha, nariz afilado, tez morena a contrastar com seus dentes alvos, cabelos grisalhos, amparados por um chapéu anos trinta, que educadamente retirou ao entrar na sala.Seu rosto hermético, não mostrava nenhuma emoção. Um ser inesquecível.
-Boa tarde, disse-me estendendo a mão, abrindo uma valise negra:
Assenti com a cabeça.
-Trago-lhe uma proposta de compra irrecusável. Um pacote completo para seu conforto, que poderá ser financiado à sua conveniência, com vários acessórios opcionais.
Por um momento me pareceu que vendia um automóvel.
Abriu um catálogo e eu não acreditava no que ouvia.Que vendedor inato! Que competência!
Sua proposta era surrealista!
Expôs tim tim por tim tim todos os benefícios do pacote do meu féretro.
Iniciou pelo caixão, que poderia ter várias forrações desde algodão até seda pura. Lisa ou estampada!
Alguns já vinham com travesseiro embutido, travas para os pés, ergonomia para a coluna lombar e cervical, modernos e suaves tampões de silicone...pensei...ele deve estar brincando comigo...mas não estava não!
Falava com muita seriedade e profissionalismo, e sequer imaginava o espanto que me causava, mas na verdade, comecei a sentir vontade de rir.E até de comprar, pode?
Engolia seco ao vê-lo cumprir tão bem o seu papel. Senti dor muscular ao conter o riso. Mas mantive a educação.
Falou da música de fundo,das velas, da reza de encomenda do corpo, do spray ambiental, o véu de cores a escolher,da maquiagem, das flores, da água(mineral), do café,dos salgadinhos,do lanche, dos doces ,dos sucos, enfim, um cardápio de fazer inveja ao mais fino buffet.
O preço variava de acordo com o requinte dos ingredientes e dos produtos, por exemplo, as flores...das flores do campo às orquídeas, ou os canapés de ricota ao salmão...esvaziariam a poupança mesmo do mais avarento dos maridos!
-Um féretro de rainha! concluiu. Já escolheu qual lhe agrada mais?
-O sr me daria um tempinho para eu pensar? É que tem tanta proposta boa...tanta variedade,que sinceramente estou em dúvida...
-Ah, esqueci de lhe informar: Se escolher música clássica ao violino, temos um adicional de dez por cento.
-Bach, o sr. tem? perguntei extasiada.
-Claro, é o que mais vendo! Então, fico no aguardo da sua decisão.A senhora não vai se arrepender.Afinal...com certeza é merecedora do melhor.E só nós vendemos este requinte!
Levantou-se, estendeu-me a mão, recolocou o chapéu...e sempre hermeticamente terminou:
-Até mais ver!
E eu fiquei ali, acreditando tratar-se do melhor negócio financiado da minha vida...só que desta vez...para os outros desfrutarem... na minha morte.Se é defunto...que seja com presunto!
Mas, como saberia ele o melhor tempo para o tal financiamento, para que eu não corresse risco de inadimplência?
Foi a única pergunta para a qual ele não teve resposta.
(Conto verídico)