DE NATUREZA EMPERRADA...

Olhando de longe...

Volta do feriado e o ambulatório do doutor João fervia já bem cedinho.

Lá pelas tantas, entra seu Ambrosiano, setenta e quatro anos, sózinho naquela sua primeira vez, para uma consulta de rotina.

"Quero checar a máquina emperrada!" dizia ele.

Doutor Joâo, então, estudioso de várias "máquinas", lhe perguntou de qual máquina se tratava.

" A máquina da natureza do homem, ara!".

Então, doutor João lhe explicou que a tal máquina, quando emperrada na sua delicada natureza, poderia indicar várias situações nâo controladas de saúde, inclusive o tabagismo.

-Vamos checar as demais máquinas, o senhor toma algum remédio para algo?-lhe perguntou o doutor.

"Tomo um de cada um desses todos aqui" disse-lhe o senhor Ambrosiano, esparramando uma infinidade de "blisters" de medicamentos sobre a mesa do doutor, quase todos vencidos e com nomes apagados.

Depois de um bom tempo , terminada a consulta, suspirando o doutor pelo esforço para obter informações precisas do senhor Ambrosiano, a colocar tudo no caminho certo, voltou o paciente irritado:

-Doutor, tá tudo errado! É por isso que a minha natureza emperra, isso aqui tá tudo errado!

-Errado no que, senhor Ambrosiano?

Sim, eu tomo os rémédios um de cada um de todos sim, sim...mas é um de manhã, um de tarde e um de noite ...o senhor fez tudo errado...me tirou os remédios e agora sim eu vou emperrar para sempre.

Doutor João ficou ali pensativo a pensar em todos os atuais emperramentos do entorno...das vidas.

Nota: verídico.